por Reverendo Kanji Tamura, Universidade Rissho
Vários Significados de “Ji: Realidade”
Nichiren Shonin apresentou a doutrina de Ichinen-Sanzen de “Ji: realidade”, que deve ser praticada e realizada neste mundo real. Aprendemos que “Ji: realidade” tem vários significados a saber: (1) perceber realmente Buda Shakyamuni (2) entoar o Daimoku (3) venerar o Grande Mandala como o Mais Venerável (4) praticar a semeação do Daimoku, semente do Estado Búdico (5) ler o Sutra do Lótus através de “Shiki: cor” e espalhar a paz pelo estabelecimento do Darma Verdadeiro (6) espalhar o Daimoku na sociedade atual na Última Era da Degeneração do Darma e (7) renovar a história. Neste artigo, aprenderemos sobre a “autoconsciência dos discípulos originais que emergiram da terra”, como um aspecto singular de “Ji: realidade”, embora o tema sobreponha um pouco o que já discutimos.
Para ter a autoconsciência dos Discípulos Originais que Emergiram da Terra
Os bodhisattvas que emergiriam da terra são os discípulos originais do Eterno e Original Buda Shakyamuni. Eles são os praticantes que têm a missão de espalhar o Sutra do Lótus no futuro. Eles estavam praticando Budismo nas profundezas subterrâneas deste mundo Saha, de onde emergiram, em resposta ao chamado do Buda Shakyamuni . Em seguida, receberam a essência do Sutra do Lótus diretamente Dele e prometeram espalhar o ensinamento após Sua extinção. O líder deles é chamado de Bodhisattva da Prática Superior.
No entanto, líderes budistas antes de Nichiren Shonin mal se referiam a estes bodhisattvas específicos, descritos somente no Sutra do Lótus. Até mesmo a interpretação do Grande Mestre T’ien-t’ai sobre a importância dos bodhisattvas e da futura disseminação era muito simples. Podemos dizer que até Nichiren Shonin, os verdadeiros valores deles tinham sido esquecidos.
Na última metade do seu “Kanjin Honzon-sho (Um Tratado que Revela a Contemplação Espiritual e o Mais Venerável)” Nichiren Shonin afirma com convicção que os bodhisattva, como Discípulos Originais que emergem da terra, aparecerão e espalharão o Daimoku entre as pessoas na Última Era da Degeneração do Darma: “No começo da Última Era da Degeneração, o país difamaria o Darma Verdadeiro e o povo seria inferiorizado e alienado. Este seria o motivo pelo qual Buda Shakyamuni restringiu outros da propagação e convocou os grandes bodhisattvas da terra que totalizavam tantos quanto as partículas de pó de milhares de mundos. Então, Buda concedeu os Cinco Caracteres de Myo Ho Ren Ge Kyo, como a essência do capítulo do Sutra do Lótus, “A Duração da Vida do Buda” para serem espalhados entre todos os seres sencientes do Jambudvipa (todo o mundo)”.
Nichiren Shonin indica que Buda Shakyamuni transmitiu os Cinco Caracteres de “Myo Ho Ren Ge Kyo” para os bodhisattvas que emergiram da terra no capítulo do Sutra do Lótus “Os Poderes Espirituais do Buda”. Ele interpretou que Buda Shakyamuni concedeu a essência do Sutra do Lótus para aqueles bodhisattvas, dizendo neste capítulo “Todos os ensinamentos (Darma) do Buda, todos os poderes sem obstáculos e supranaturais do Buda, todos os tesouros do núcleo oculto do Buda e todos os grandes feitos do Buda estão revelados e expostos explicitamente neste sutra.”.
Na verdade, em vários escritos de T’ien-t’ai, “os sem obstáculos” significa “Myo (maravilhoso), o tesouro significa o conteúdo da flor de lótus, os grandes feitos significam a causação entre a flor e a semente do lótus”. Na teoria dele, esta frase do Sutra do Lótus indica os cinco significados profundos contidos no seu título (os Cinco Grandes Feitos). Desta forma, a frase acima de transmissão expressa os Cinco Caracteres de Myo Ho Ren Ge Kyo.
Segundo Nichiren Shonin, os bodhisattvas que emergiram da terra e receberam os Cinco Caracteres do Darma Maravilhoso certamente surgirão na Última Era da Degeneração. Para ele, no primeiro período de 1000 anos após a extinção do Buda Shakyamuni, na Era do Darma Verdadeiro, os ensinamentos do budismo hinayana se espalharam. No período seguinte de 1.000 anos da Era da Semelhança do Darma, os ensinamentos provisórios do Mahayana se espalharam. Do meio da Era da Semelhança do Darma para a Última Era da Degeneração, o Grande Mestre Nan-yueh (professor de T’ien-t’ai) apareceu como a encarnação do Bodhisattva Percebedor da Voz do Mundo e T’ien-t’ai como o Bodhisattva Rei da Medicina. Nichiren mencionou que eles destacaram os ensinamentos da Seção Teórica, colocando os ensinamentos da Seção Essência em segundo plano, revelando os significados dos 100 Reinos, 1.000 Aspectos e as 3.000 Existências Contidas num Único Pensamento (Ichinen-Sanzen).
No entanto, eles dois somente pregaram a potencialidade teórica. Isto é, eles mostraram que os seres essenciais tinham o potencial de Ichinen-Sanzen, mas eles publicamente não se engajaram na Prática de “Ji: realidade” (atos práticos baseados na realidade) tais como entoar o Daimoku dos Cinco Caracteres e venerar o Mais Venerável da Seção Essencial (o Grande Mandala centralizando o Eterno Buda Shakyamuni).
“Agora, no começo da Última Era da Degeneração, o Darma do Buda está confuso, a natureza e a sociedade estão desordenadas. Os discípulos do Bodhisattva do ensinamento teórico, tais como o Percebedor da Voz do Mundo e Rei da Medicina, desapareceram e as deidades celestiais deixaram o país. Entretanto, este é o mesmo período quando os bodhisattvas que emergiram da terra como discípulos originais, surgirão pela primeira vez neste mundo. Eles fornecerão os Cinco Caracteres do Darma Maravilhoso como o medicamento para os seres sencientes confusos. Por fim, o Mais Venerável seria completado, à medida que esses bodhisattvas se tornassem os seguidores do Eterno Buda Shakyamuni”, diz Nichiren.
A religião de Nichiren Shonin visa realizar o ideal no mundo real. É a religião para aqueles de nós que realmente percebem a existência do Eterno Buda Shakyamuni e Sua salvação em nossas mentes. É a religião para aqueles de nós que estão cumprindo a predição de Shakyamuni neste mundo. É uma religião de experiência pessoal, visível (como o Mandala) e audível (como o Daimoku). Além disso, é a religião orientada para a reforma do mundo atual, nações e sociedades, através do Dharma (Rissho-ankoku) virtuoso. Estas características da religião dele são baseadas no ensinamento da “Equação da Secularidade com o Darma Budista” do Sutra do Lótus, que significa, “Tudo no mundo consiste fundamentalmente no Darma Budista” e estes são todos os vários aspectos do Ichinen-Sanzen na realidade. Até agora aprendemos os oito aspectos da realidade. Na sequência, aprenderemos sobre “sokushin-jobutsu (conquistando o Estado Búdico com o corpo atual)”.
Sokushin-jobutsu (tornando-se Buda com o corpo atual)
Sokushin-jobutsu significa nos tornarmos Budas num instante com nossos corpos atuais. Este conceito não impulsiona o alcance do Estado Búdico ao estado de iluminação distante, mas procura descrevê-lo com a vida real diante de nós.
Originalmente, o Budismo sustenta que, para nós que não somos iluminados nos tornarmos Budas, temos que passar por práticas ilimitadas durante inumerável transmigração. Contudo, o Tríplice Sutra do Lótus descreve muitas vezes a imediata “conquista do Estado Búdico com nosso corpo atual”. Como sabemos, o Sutra do Lótus expandiu o conceito de Estado Búdico, afirmando que este estado não se limita à existência absoluta, porém, “a realização do Estado Búdico começa quando se dá um passo de cada vez na direção dele”. Concordando com esta ideia, Nichiren Shonin sustentou que nesta Última Era da Degeneração “a conquista do Estado Búdico com o corpo atual” pregado no Sutra do Lótus pode ser alcançado pela recitação do Daimoku.
O exemplo típico de “conquista do Estado Búdico com o corpo atual” no Sutra do Lótus é a realização do Estado Búdico pela Filha do Dragão, descrito no capítulo do Devadatta. Neste capítulo, a garota dragão de 8 anos de idade ofereceu uma joia à Shakyamuni e imediatamente ela se transformou num homem. Completada a prática do bodhisattva, indo para o Mundo Imaculado no sul, obteve as 32 maiores e 80 menores boas marcas da excelência física do Buda, sentou-se numa flor de lótus de joias e começou a expor o Sutra do Lótus para todos os seres vivos. Este exemplo mostra que todas as práticas do bodhisattva e méritos do Buda são completadas num instante e o Estado de Buda é alcançado ao mesmo tempo. A joia descrita neste capítulo também nos recorda do Daimoku das cinco palavras que cristaliza a essência do Sutra do Lótus.
Nichiren Shonin considerou a doutrina das “3.000 existências contidas num único pensamento” como a mesma base da “realização do Estado Búdico com o corpo atual”. Ele afirma no seu “Shijo Kingo Shakabutsu Kuyo-ji (Oferecimento de Shijo Kingo para o Buda Shakyamuni) que “As 3.000 existências contidas num único pensamento” consistem nos Três Fatores das Existências (1. os Seres vivos 2. os Cinco Elementos Constituintes e 3. o País e a Terra) e o Fator do País e da Terra é também chamado de o Fator das Plantas. “Para derramar a essência nos retratos e estátuas de madeira feitos de plantas, precisamos do poder do Sutra do Lótus. Quando isto se aplica aos seres vivos (quando a essência do Sutra do Lótus é derramada nos seres vivos) “o Estado Búdico com o Corpo atual” é conquistado. Quando isto se aplica a retratos e estátuas de madeira, o Estado Búdico da Planta é realizado. Ou seja, quando a essência do Sutra do Lótus penetra nossos corpos, mesmo que nossos corpos estejam manchados por desejos mundanos, nos tornamos Budas imediatamente em nossos corpos atuais pela realização do Estado Búdico, baseado na doutrina de Ichinen-Sanzen. Na verdade, pela doutrina de Ichinen-Sanzen, “a realização do Estado Búdico do corpo atual” pode se tornar consistente porque o reino do Buda (estado de iluminação) e os outros nove reinos (os estados de delusões) estão diretamente conectados e unidos um ao outro.
Nichiren Shonin prega em seu “Shimon Butsujo-gi (os Significados para Começar a Ouvir o Veículo do Buda) que a palavra: “Myo” (maravilhoso) do Sutra do Lótus tem o efeito de transformar o veneno (os desejos mundanos do não iluminado) em medicamento (iluminação do Buda). Tem o significado do inexplicável (incapaz de ser ponderado) e este significado é também a chave que representa a doutrina das “3.000 existências contidas num único pensamento”. Desta forma, baseado na doutrina das “3.000 existências contidas num único pensamento”, a conquista do Estado Búdico com o corpo atual é realizada. Nichiren também nos instrui no seu “Ota-dono-nyobo Go-henji (Resposta à Esposa de Lorde Ota) que “conquistar o Estado Búdico baseado no “Myo” revela a Equação dos Desejos Mundanos e da Iluminação (a mente do não iluminado que sofre angustia é igual à iluminação do Buda) e a Equação da vida e da morte com Nirvana (vida e morte do não iluminado é igual ao próprio Nirvana do Buda).”.
Além disso, no “Myoho-ama Gozen Go-benji (Resposta para Minha Senhora, a Monja de Myobo)”, Nichiren Shonin explica que se alguém entoar “Namu MyoHo RenGe Kyo” no último momento da sua vida, todo mal carma (más ações) alguma vez cometido, se transforma na semente do Estado Búdico, e que esta é “a Equação dos Desejos Mundanos com a Iluminação”, “a Equação de Vida e Morte com Nirvana” e “a conquista do Estado Búdico com o corpo atual”.
A escrita padrão, no qual Nichiren Shonin explica “a conquista do Estado Búdico com o corpo atual”, é “a 33ª frase da palavra sino-chinesa” no “Kanjin Honzon-sho (Contemplação Espiritual e o Mais Venerável).
(*) Textos publicados no Nichiren Shu News em junho e agosto de 2006 e traduzidos pela equipe de traduções da Nichiren Shu Brasil em agosto de 2019.
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