por Rev. Sensho Komukai
Nosso fundador, Nichiren Shonin, deixou o Monte Minobu em 8 de setembro de 1282, rumo às fontes termais na Provincia de Hitachi, para curar-se de uma doença. Ele chegou a residência de Ikegami Munenaka, seu seguidor, em 18 de setembro e almoçou seu prato de tofu favorito, tofu hikizuri, gergelim preto moído em tofu grelhado. Exausto, ele se deitou de lado, buscando aliviar-se de sua doença e da longa jornada. No dia seguinte, ele escreveu sua última carta ao Senhor Hakii Sanenaga, suplicando que seu túmulo fosse erguido no Monte Minobu.
Em 25 de setembro, Nichiren Shonin deu uma palestra aos seus discípulos e seguidores sobre seu tratado, Rissho Ankoku-ron (Estabelecendo o Verdadeiro Dharma e a Paz da Nação), inclinado contra um pilar na residência de Ikegami.
Em 8 de outubro, ele nomeou Nissho, 62 anos, Nichiro, 38 anos, Nikko, 37 anos, Niko, 30 anos, Nitcho, 31 anos e Nichiji, 33 anos, como seus seis principais discípulos. Em 11 de outubro, ele chamou Kyoichimaro, um menino de 14 anos, mais tarde denominado Nichizo, reservadamente para confiar a ele para que espalhasse o Sutra do Lótus na capital imperial de Kyoto. Na noite de 12 de outubro, Nichiren deitado, se virou para o norte, com o grande mandala colocado a sua frente e sua estátua de Buda consagrada ao lado.
Entre 8:00 e 9:00 da manhã em 13 de outubro de 1282, cercado por muitos discípulos e seguidores, que recitavam o Sutra do Lótus e o Odaimoku, ‘Namu Myoho Renge Kyo’, ele pacificamente entrou em Parinirvana. Nissho tocou o sino para que todos soubessem que a vida do nosso fundador havia terminado. Pessoas correram juntas até a residência de Ikegami e demonstraram tristeza no jardim. Flores de cerejeira, que normalmente florescem na primavera, floresceram naquele dia de outono no jardim.
Na noite seguinte, por volta das 8:00 ou 9:00, Nissho e Nichiro colocaram o corpo de Nichiren Shonin em um caixão. Eles realizaram o funeral à meia-noite. Houve uma longa procissão até o crematório. Nichiro caminhou na frente do caixão, Nissho caminhou atrás, e 12 outros discípulos se posicionaram lado a lado do caixão. Hoje, no local onde Nichiren Shonin foi cremado, existe uma Estupa do Buda Muitos Tesouros.
Em 16 de outubro, suas cinzas foram transferidas para uma urna. Depois de realizar a cerimônia memorial do sexto dia, no dia 19, os discípulos e seguidores partiram para o Monte Minobu, a fim de erguer a sepultura de Nichiren conforme seus últimos desejos. A cerimônia memorial do 49º dia foi realizado em 30 de novembro em seu eremitério no Monte Minobu. Em 23 de janeiro de 1283, em seu 100º dia memorial, o túmulo de nosso fundador ficou pronto e suas cinzas foram depositadas lá.
Em 1288, para a cerimônia memorial do sexto ano, Nippo Shonin esculpiu uma estátua do nosso fundador. A estátua está consagrada no Salão do Fundador no Templo Ikegami Honmonji. Nippo Shonin foi um ótimo escultor, que acompanhava Nichiren Shonin desde criança. Ele se lembrava bem de como era o nosso fundador. A estátua segura o sexto rolo do Sutra do Lótus em sua mão esquerda e um hossu, ou espanador, em sua mão direita. Uma mecha de cabelo da mãe de Nichiren foi implantada no hossu. É a estátua mais antiga do nosso fundador, que o retrata bastante próximo do real.
Anualmente, na véspera do aniversário do seu dia de Parinirvana, muitas pessoas visitam o Templo Ikegami Honmonji. Elas caminham em fila indiana, com o mando, dez mil lanternas decoradas com papel de flores de cerejeira, erguem o matoi, um tipo de estandarte, e recitam o Odaimoku com gongos, tambores de mão e flautas. Demostram um estado de espírito mais festivo do que triste. Elas expressam a alegria de encontrar o Odaimoku, recitar o Odaimoku e ajudar os outros a ouvir os ecos do Odaimoku.
(*) Texto publicado no Nichiren Shu News em outubro de 2021 e tradução da Sangha Hokekyoji da Nichiren Shu Brasil em novembro de 2021.
free vector
No Comments to "Em memória de nosso fundador: Como Nichiren Shonin entrou no Parinirvana"