de Nichiren Shu Shimbun (Tradução do Rev. Sensho Komukai)
O Sutra de Lótus consiste em 28 capítulos. No capítulo 26, “Dharanis, os encantamentos divinos”, transliterados daqueles em sânscrito, como “Ani, mani, manei, mamanei …”, são pronunciados pelos dois bodhisattvas sábios, dois reis celestiais e dez demônios raksasa femininos, e Hariti. Todos fizeram um juramento ao Buda, dizendo: “Protegeremos aqueles que mantiverem, lerem e recitarem esse sutra e agirem de acordo com ele, para que possam ser pacíficos e que o veneno tomado por eles seja neutralizado”. Costuma-se acreditar que a vocalização dos dharanis removeria um obstáculo e nos levaria a receber uma bênção. Na Nichiren Shu, ao realizar orações de kito, rituais especiais de bênção, os shuhosshi, que concluíram a rigorosa prática ascética de 100 dias, leem o Sutra de Lótus e os dharanis três vezes, em seguida, recitam a parte essencial do sutra enquanto manuseiam bokken, espadas de madeira, para fazer orações pelos suplicantes.
Um livro chamado Tradições da Capital Oriental tem sido altamente considerado como material histórico, porque retrata eventos anuais realizados em santuários e templos ao redor da área de Edo, durante o período Edo. Consta no livro que os serviços de kito, nos quais os dharanis eram recitados mil vezes, foram realizados em muitos templos da Nichiren Shu naquela área, e um grande número de seguidores comparecia aos templos para receber as orações especiais de kito.
Presume-se que “dharanis mil vezes” tenha se originado na Perseguição de Tenmon. Em julho do quinto ano do período Tenmon, 1536, soldados monges e seus apoiadores do complexo Tendai do Templo Enryakuji no Monte Hiei marcharam em multidão para a cidade de Kyoto e incendiaram os 21 templos da Nichiren Shu. Os templos principais da Nichiren Shu em Kyoto sofreram danos devastadores nessa perseguição. Os sacerdotes da Nichiren Shu que escaparam do perigo, se refugiaram nos templos da cidade de Sakai, Osaka. Juntamente com outros sacerdotes e apoiadores nos templos de Sakai, eles recitaram os dharanis mil vezes como um corpo unido, desejando retornar a Kyoto em breve.
Suas orações sinceras surtiram efeitos. Seis anos depois, os sacerdotes da Nichiren Shu dos templos de Kyoto foram finalmente autorizados a retornar a Kyoto. Desde então, tornou-se popular recitar os dharanis mil vezes em orações de kito nos templos de Nichiren Shu.
(*) Artigo publicado no Nichiren Shu News em junho de 2020 e traduzido pela Equipe de Tradução Nichiren Shu Hokekyoji Brasil
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