Por Reverendo Sensho Komukai
A sete quilômetros do Templo Minobusan Kuonji, localiza-se o Monte Shichimen, que se ergue a uma altitude de 1.982 metros. O Templo de Keishin-in, no topo da montanha, é onde Shichimen, a donzela celestial, está consagrada. Há três histórias folclóricas sobre Shichimen, a donzela celestial, que explicam como e porque o Monte Shichimen é considerado uma montanha sagrada há gerações.
A primeira história é do século XI. Um nobre na corte de Kyoto, que não foi abençoado com uma criança, visitou o Santuário de Itsukushima, na Província de Aki, para orar por uma criança. Logo depois, a esposa do nobre engravidou e teve uma menina chamada Itsukushima-hime (Princesa Itsukushima). A princesa cresceu e se tornou uma linda mulher, mas adoeceu por contrair varíola. Embora seus pais fizessem de tudo para curar sua doença, ela não melhorava. Eles visitaram o Santuário de Itsukushima novamente para orar por sua recuperação. Então, receberam uma revelação divina que dizia: “Há uma montanha sagrada (Monte Shichimen) com sete lagoas na vila de Hakii, na Província de Kai (atual Prefeitura de Yamanashi). Se você se purificar com a água imaculada das lagoas, você terá a saúde restaurada”. A princesa com seus atendentes subiu ao Monte Shichimen. Quando ela derramou água sobre si mesma, no primeiro lago chamado “Ichi-no-ike”, ela se recuperou completamente. Todos ficaram encantados, mas foi uma alegria passageira. A princesa então disse aos que a cercavam: “Estou predestinada a viver na lagoa. É o meu destino de uma existência anterior”. Em seguida, ela mergulhou na água. Depois de um tempo, um grande dragão surgiu da água, dizendo: “Protegerei o Dharma na última era da degeneração”. Então o dragão desapareceu. Mais tarde, um pequeno santuário foi construído para divinizar a deusa do dragão como a divindade protetora da lagoa.
A história seguinte aconteceu em 1277. Um dia, Nichiren Shonin deu um sermão a Lorde Hakii Sanenaga e seus discípulos e seguidores, enquanto estava sentado em uma grande pedra perto de seu eremitério no Monte Minobu. Alguns momentos depois, uma linda jovem apareceu, aparentemente do nada. Ela se sentou em silêncio e curvou-se graciosamente com as palmas das mãos juntas para ouvir o sermão dele. Os presentes olharam para ela inquisitivamente e ficaram inquietos. Nichiren Shonin disse a ela: “Todo mundo está se perguntando quem é você. Mostre-nos sua figura original. No momento em que ela derramou um pouco de água sobre si mesma, ela se transformou em um dragão, com três metros de comprimento. Ela falou com um voto: “Sou Shichimen, a donzela celestial, que mora no Monte Shichimen. Como guardiã do Dharma, no Portão do Diabo do Monte Minobu, expulsarei as sete calamidades e trarei paz e sossego a todos os que sustentam o Sutra de Lótus”. Ela, então, voou para longe em direção ao Monte Shichimen.
A última história aconteceu em 19 de setembro de 1297. Um dos seis discípulos seniores, Nichiro Shonin, junto com Lorde Hakii, subiu o Monte Shichimen. No lago Ichi-no-ike, quando a luz do sol da manhã surgiu e a superfície do lago ondulou, Shichimen, a donzela celestial, emergiu da água. Ela tinha uma coroa com um enfeite pendurado e segurava uma chave na mão direita e uma gema sagrada em forma de bola na mão esquerda. Nichiro e Lorde Hakii estavam convencidos de que se tratava da mesma Shichimen, a donzela celestial, que se apresentou diante de Nichiren Shonin quando ele proferiu o sermão em 1277. Ambos juntaram as palmas das mãos em gassho e consagraram o grande mandala escrito por Nichiren Shonin em um pequeno santuário em frente ao lago junto com a estátua de Shichimen, a donzela celestial.
Por isso, o dia 19 de setembro é comemorado como o dia da fundação do Templo de Keishin-in no Monte Shichimen. O Grande Festival de Shichimen, a donzela celestial, é realizado anualmente neste dia. Muitas pessoas escalam o Monte Shichimen e pernoitam lá para se purificar e receber uma oração especial.
(*) Artigo publicado no Nichiren Shu New em junho de 2020 e traduzido pela Equipe de Tradução Nichiren Shu Hokekyoji Brasil
free vector
No Comments to "Deidades Protetoras na Nichiren Shu – Shichimen, a donzela celestial"