Por Rev. Sensho Komukai
Daikokuten ou Mahakala, popularmente conhecida como uma das sete divindades da boa sorte no Japão, tem uma forma inchada com um sorriso, de pé ou sentada em um par de sacos de palha de arroz, usando um capuz, com um bastão da boa sorte na mão direita e com uma bolsa da fortuna pendurada em seu ombro esquerdo.
Nos tempos antigos da Índia, Mahakala tinha uma aparência feroz por viver nas trevas, simbolizava destruição e morte. As pessoas na Índia tinham uma grande fé em Mahakala, pois, sempre que oravam a Mahakala, elas venciam uma batalha. Mahakala era reverenciada como uma divindade da guerra.
À medida que a fé em Mahakala se estendia pela China, Mahakala foi consagrada na cozinha de um templo budista durante a dinastia Tang. Os budistas acreditavam que Mahakala supriria comida para qualquer um que mantivesse uma prática ascética. Portanto, Mahakala era louvada como uma divindade da comida.
No início do período Heian no Japão, a influência da cultura da dinastia Tang tornou-se forte. O Grande Mestre Dengyo, Fundador da Seita Tendai, que estudou Budismo na China, no período Tang, voltou ao Japão com uma estátua de Daikokuten e consagrou-a no Templo Enryakuji no Monte Hiei. Como a estátua Daikokuten simbolizava poderes milagrosos, a fé em Daikokuten se espalhou em várias partes do país. A vestimenta de Daikokuten foi mudada de um uniforme de guerra para a vestimenta chinesa no final do período Heian. O rosto feroz do período Kamakura tornou-se um doce sorriso durante o período Muromachi.
O motivo pelo qual a divindade se senta em sacos de palha de arroz teria a ver com uma mensagem divina recebida por alguns budistas: “Ao oferecer arroz fresco, não lhe faltará comida até o final de sua vida.” Dentro da bolsa da fortuna, que Mahakala carrega em seu ombro esquerdo, contém os sete tesouros : ouro, prata, lápis-lazúli, madrepérola, ágata, pérola e rubi. Os sete tesouros aparecem em uma cena importante no Sutra do Lótus. O capítulo 11, “O Aparecimento da Torre de Tesouros”, diz, “Os dois Tatagatas, Buda dos Muitos Tesouros e Buda Shakyamuni, sentam-se de pernas cruzadas no assento do leão, na estupa dos sete tesouros. ”
Em 1248, Nichiren Shonin esteve no Monte Hiei para aprender e praticar o Budismo. Ele ficou tão impressionado com a estátua de Daikokuten, no Templo Enryakuji, que ele mesmo esculpiu uma imagem em madeira. Desde então, ele valorizava sua estátua esculpida de Daikokuten. Aos 55 anos de idade, Nichiren deu a estátua para Nitcho, um de seus Seis Discípulos Principais, cujo trabalho missionário ficou baseado no Templo Guboji, na Província de Chiba. Em 1278, Nitcho Shonin consagrou a estátua de Daikokuten, esculpida por Nichiren, no Templo Guboji. A estátua Daikokuten do Templo de Guboji é considerada a estátua mais antiga de Daikokuten na Nichiren Shu.
Nichiren Shonin explicou porque seria auspicioso se devotar a Daikokuten. Ele escreveu em uma carta para Lorde Toki Jonin, um de seus devotados seguidores e fundador do Templo Guboji, dizendo “Quando você tiver fé em Daikokuten, você será capaz de atrair boa sorte, assim como a maré flui no grande oceano ou como a lua fica cheia. Esteja confiante de que você se tornará pacífico em sua vida presente e terá futuros renascimentos em bons lugares.“
(*) Texto publicado no Nichiren Shu News em outubro de 2020. Tradução da Sangha Hokekyoji da Nichiren Shu Brasil em dezembro de 2021.
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