Por Reverendo Gyokai Sekido

Durante a vida do Buda muitos ensinamentos foram praticados. A doutrina de  T’ien-t’ai classifica os ensinamentos da vida de Buda de acordo com os seguintes cinco períodos:

1) O período Kegon, no qual o Kegon-gyo (o Sutra da Guirlanda) é apresentado. Este sutra descreve o estado da Iluminação de Buda que foi exposto após as três primeiras semanas (ou duas semanas) depois que Buda alcançou a iluminação. Não é, no entanto, um registro direto das pregações de Buda;

2) Nos próximos 12 anos, o período Agon (Agama), o Buda pregou os sutras Hinayana;

3) Nos oito anos seguintes, o período Hodo, Buda pregou vários sutras Mahayana;

4) Nos próximos 22 anos, o período Hannya (Sabedoria), Buda pregou o Hannya-kyo (Mahaprajnaparamita), o Sutra da Sabedoria, e;

5) Nos últimos anos, Buda pregou o Sutra do Lótus.  No último dia de sua missão ele pregou o Sutra do Nirvana.

A doutrina de T’ien-t’ai sistematizou o que foi pregado por Buda durante estes Cinco Períodos em Oito Categorias de Ensino (quatro tipos e quatro métodos de ensino) insistindo que sua intenção final estava expressa no Sutra do Lótus. Seguindo esta doutrina de T’ien-t’ai, Nichiren Shonin enfatizou a supremacia dos ensinamentos do Sutra do Lótus.

Muitos sutras foram compilados na Índia. Estes sutras foram traduzidos para o chinês e importados um após o outro para a China. Como cada sutra foi importado sem nenhuma ordem particular, a comparação entre os sutras se tornou muito popular no Budismo Chinês. O Mestre T’ien-t’ai (538-97) descreveu isto como os “Três Mestres do Sul e Sete Mestres do Norte”, pois naquela época existiam três escolas principais de budismo no sul da China e sete no norte. Eram centralizadas no sul do Rio Yangtze e ao norte do Rio Amarelo. Embora os sistemas de estudos comparativos de doutrinas budistas diferissem, todos concordaram que ou o Sutra da Guirlanda ou Sutra do Nirvana era melhor do que os outros. Chih-i os refutou, afirmando a supremacia do Sutra do Lótus pela classificação dos Cinco Períodos e Oito Ensinamentos.

O Sutra do Nirvana comparou os ensinamentos do Buda aos cinco sabores do 1) leite fresco, 2) creme, 3) leite coalhado, 4) manteiga e 5) ghee. Quanto mais refinado era o leite, melhor era. A doutrina T’ien-t’ai aplicou estes cinco sabores aos cinco períodos dos ensinamentos de Buda durante sua vida, igualando o “sabor supremo” ao período do Sutra do Lótus e do Sutra do Nirvana. O leite fresco é o período do Sutra da Guirlanda, o creme é o período dos Sutras Agama, o leite coalhado é o período dos Sutras Hodo, a manteiga é o período do Sutra Hannya e a manteiga clarificada (ghee) é o período do Sutra do Lótus e do Sutra do Nirvana. A manteiga clarificada é o último e mais refinado dos produtos lácteos.

T’ien-t’ai Chih-i considerava o Sutra do Nirvana junto com o Sutra do Lótus como o supremo entre todos os sutras pregados pelo Buda. Nichiren Shonin seguiu esta doutrina de T’ien-t’ai Chih-i, mas ele considerou o Sutra do Nirvana como um ensinamento para salvar aqueles que se perderam do Sutra do Lótus. O Sutra do Nirvana diz, “No Sutra do Lótus 8.000 shravakas (discípulos do Buda) recebera a garantia de alcançar o Estado de Buda no futuro. É como se uma grande safra tivesse sido colhida no outono, deixando nada mais a ser recolhido pelo Sutra do Nirvana”. Assim, o próprio Sutra do Nirvana afirma que é inferior ao Sutra de Lótus.

 

Breve Conversa sobre Vários Tópicos do Budismo (7) –  Coletânea de artigos publicados no Nichiren Shu News em agosto de 2011 e traduzidos pela equipe de tradução da Nichiren Shu Brasil em maio de 2019.

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