Por Reverendo Gyokai Sekido
Cerca de 3.000 anos atrás, Shakyamuni nasceu como um príncipe em Lumbini no Nepal, perto da Índia. As montanhas do Himalaia podiam ser avistadas ao longe em seu bonito local de nascimento. Na parte sul da planície indiana do Nepal, existia a pequena nação de Shakya. Era um ótimo lugar, nem tão frio, nem tão quente. Tem sido dito que Shakyamuni foi um príncipe nascido em um castelo. Quanto a vida de Shakyamuni, há visões divergentes, porque isso se passou há cerca de 3.000 anos atrás. Quero apresentar sua biografia baseada no “Daichido-ron”. Sua mãe, Rainha Maha Maya, morreu uma semana ou 10 dias após o nascimento dele. Por causa disso, Shakyamuni foi criado pela irmã mais nova de sua mãe, Maha Prajapati. Ele também foi criado por seu pai, Rei Suddhodana, com muito cuidado. Por ele ser um Príncipe da Nação Shakya, foi abençoado com uma boa vida. Embora ele tenha desfrutado de uma vida cotidiana rica, ele ponderou sobre o problema do sofrimento na vida.
Um episódio nos fala sobre seu motivo para sair de casa, quando ele atravessou os portões do castelo em todas as direções, rumo à cidade. Um dia, ele encontrou um homem idoso quando ele saiu pelo portão leste. Num outro dia, ele encontrou um homem doente no portão sul e, encontrou um cortejo fúnebre no portão oeste. Finalmente, ele encontrou um sacerdote quando ele saiu pelo portão norte. Como consequência, ele encontrou os quatro tipos de sofrimentos. Eles são os sofrimentos do nascimento, velhice, doença e morte. Por que um ser humano envelhece? Por que ele adoece? E por que um ser humano morre? Ele decidiu adotar o objetivo do sacerdote de perseguir a verdadeira natureza dos sofrimentos sobre a mente. Ele abandonou sua posição social e prosperidade e fugiu do castelo aos 19 anos.
Shakyamuni encarou a realidade da vida diretamente e percebeu que a vida não era como ele achava que deveria ser. Há muitas preocupações na vida e elas são imensuráveis. Ele as perseguiu e as chamou de ‘sofrimentos’. Estes sofrimentos não podem ser evitados mesmo se quisermos evitá-los. É necessário conhecermos os aspectos reais dos sofrimentos e aprofundarmos nossa experiência. O Buda, portanto, expõe a transcendência disso, que é a iluminação perfeita.
Está escrito no “Kyodai-sho” (Escritos de Nichiren Shonin Volume Seis) que o Rei Suddhodana, preocupado com seu filho, ordenou que 2.000 guardas vigiassem os portões em todas as direções do castelo. Contudo, Shakyamuni desobedeceu seu pai e se tornou um sacerdote. Na sociedade em geral, uma criança deve seguir seus pais. Mas, de acordo como budismo, isso se torna devoção filial quando uma pessoa percebe a iluminação perfeita. Então, isso é efetivamente uma forma de retribuição aos pais, salvando-os dos sofrimentos da vida e os conduzindo para o mundo pacífico do Buda. O “Kyodai-sho” é a carta de Nichiren Shonin admirando a fé profunda dos irmãos Ikegami que superaram a oposição de seus pais através de sua fé, embora eles tenham conseguido a compreensão de seus pais no final.
Breve Conversa sobre Vários Tópicos do Budismo (1) – Coletânea de artigos publicados no Nichiren Shu News em agosto de 2010 e traduzidos pela equipe de tradução da Nichiren Shu Brasil em maio de 2019.
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paolo says:
16/06/2019 at 3:43 am -
seguo la vostra pagina e vi ringrazio per diffondere la legge