Por Reverendo Shinkai Oikawa, Litt. D.
O Norte e o Sul são muito diferentes?
Meu nome é Shinkai Oikawa como apresentado. Eu nasci e cresci neste templo onde vivi por cerca de 50 anos. Este é o meu lar.
Buda faleceu aos oitenta anos de idade. Como ele nasceu no sopé das montanhas do Himalaia, fala-se que ele voltou para casa no final de Sua vida, mas faleceu durante sua última viagem, aos oitenta anos de idade, antes de chegar em casa. Acho que Nichiren Shonin também deixou Minobusan para voltar à sua casa na Província de Awa pouco antes de falecer. De qualquer forma, nossa cidade natal é um lugar sempre acolhedor.
Agora vou começar minha palestra sobre o Buda. Esta é a primeira de três palestras. Eu me pergunto qual será o assunto principal se eu dividir a vida de um homem em três parte? Pois isso pode ficar confuso porque minha palestra vai pular aqui e ali. Portanto, eu decidi dividir minha palestra em três assuntos: “infância e juventude do Buda”, “Sua vida adulta” e “Seus últimos anos”. Hoje vou falar sobre o nascimento, a infância e a juventude do Buda.
Eu tenho estudado Pali, que é um antigo idioma indiano, usado nos sutras budistas do Sul no Sri Lanka, Myanmar, Tailândia, Camboja, Laos e em algumas partes do Vietnam. Vocês recitaram o sutra escrito em chinês há pouco e nós, estudantes do idioma Pali, estudamos os sutras escritos em Pali antes de serem traduzidos para o chinês.
Neste ponto, os dois conjuntos de sutras são diferentes, porém os significados originais são os mesmos. Os ensinamentos budistas foram dados inicialmente na Índia e viajaram rumo ao Norte pela Rota da Seda, terras do deserto, para China e Coreia e para o Japão. Estes são os sutras que recitamos hoje que são chamados de Sutras do Norte espalhados pelo Norte.
O que estudantes, como eu mesmo, estudam o Budismo do Sul espalhado para o Sul a partir da Índia para o Sri Lanka, Myanmar, Tailândia e Camboja. Os sutras originais dos dois tipos eram os mesmos, mas seus conteúdos tornaram-se um tanto diferentes à medida que tomavam rotas diferentes para se espalhar.
Está escrito no Sutra do Lótus em chinês, no capítulo de “A duração da Vida do Buda”, que o Buda renasceu muitas vezes antes de aparecer neste mundo e que ele tem sido o Buda desde muito tempo atrás. Então, ele apareceu como uma imagem temporária para salvar todos nós. Portanto, o Buda que aparece nesse capítulo é chamado de o Buda do passado eterno ou o Buda com uma vida eternamente longa, alcançando a Iluminação no passado eterno.
Mas o Buda do Sul é um ser humano real. Ele nasceu como um humano e faleceu aos oitenta anos de idade neste mundo. Temos, portanto, que reconhecer que estes dois Budas não são os mesmos.
Está escrito no capítulo 15º do Sutra do Lótus que Bodhisattvas distintos e muito antigos emergiram da terra e prestaram reverências diante do Buda, chamando-O de mestre honrado. O Buda falou-lhes como se ele fosse o mais antigo deles: “Bem-vindos. Prazer em conhecê-los, todos”. Bodhisattva Maitreya e outros ficaram surpreendidos ao ver isso e se perguntaram o porquê.
O Buda tinha um ar de importância e parecia ser um grande mestre enquanto os bodhisattvas superiores da terra se curvavam respeitosamente diante Dele. Achando isso estranho, eles perguntaram ao Buda porque eles eram tão respeitosos com ele. O Buda respondeu, “Eu entendo o que vocês pensam. Vou explicar-lhes o porquê”. Em seguida, ele expos o capítulo 16º do Sutra do Lótus.
Neste capítulo o Buda explica pela primeira vez que ele tem sido o Buda há milhares e bilhões de anos. Ele diz, “Eu apareci temporariamente neste mundo como se eu realmente nascesse para salvar todos vocês. Na verdade, eu tenho sido o Buda desde inumeráveis anos atrás”. Isso revela que os Bodhisattvas que aparecem da terra são seus discípulos e o Buda no Sutra do Lótus é eterno.
Os antigos sutras em Pali que tenho lido são chamados “Agama Sutras”. O Buda não é um ser eterno nestes sutras. Ele é apenas um ser humano que viveu por oitenta anos neste mundo.
O exame do registro familiar de Shakyamuni
Todos temos um registro familiar atestando quando e onde nascemos e quem são nosso pai e nossa mãe, mas na verdade não temos informações suficientes sobre o registro familiar de Shakyamuni. A bem da verdade, não há nenhuma informação completamente fidedigna, provando que Ele realmente existiu.
Uma grande descoberta foi feita em 1898, numa cidade chamada Piprahwa, situada a 13 quilômetros de Kapilavastu, no Nepal, ao norte da Índia. W.C. Peppe, um oficial inglês que era morador , escavou e encontrou um pote e um segundo pote dentro do primeiro pote.
O segundo pote continha cinzas dentro dele. Foi inscrito no segundo pote que seriam as cinzas de Shakyamuni. Se essa inscrição for verídica, o conteúdo deste pote menor deve ser suas cinzas. Isto prova que Shakyamuni viveu neste mundo, porque seu corpo foi cremado e um pouco de suas cinzas foram depositadas no pote enterrado.
Os sutras dizem que seu corpo foi cremado depois que ele faleceu, que suas cinzas foram levadas em oito potes para lugares diferentes e que foram realizadas cerimônias memoriais. A partir disso, podemos concluir que o Buda realmente viveu neste mundo.
Embora os outros sete potes estejam desaparecidos, um já foi encontrado. Esta descoberta pode nos levar a concluir que Buda existiu.
Embora não sabemos exatamente quando Shakyamuni nasceu, podemos estimar que Seu nascimento foi aproximadamente há 2.500 anos atrás, ou seja, 500 A.C., de acordo com o “Registro de Pontos dos Sábios”, que nos diz que os discípulos que herdaram os mandamentos depois que ele morreu continuaram a colocar um ponto como registro uma vez por ano. Assim, obtemos o ano em que Ele faleceu contando o número de pontos registrados. Suspeitamos que Ele faleceu em 483 A.C. contando os pontos com precisão. O problema é se podemos confiar nos pontos ou não. Tais problemas são inevitáveis ao examinarmos relíquias antigas. Não podemos discutir em vão assuntos triviais antigos. Por isso, sua morte deve ter ocorrido há cerca de 2.500 anos atrás.
No entanto, temos alguns meios de presumi-lo. Por exemplo, podemos assumir tempos específicos. O mais evidente na história da Índia é o período do Rei Asoka, quando havia contato entre a Grécia e a Índia.
A Grécia registrou datas históricas precisamente. Isto explica por que pessoas que tiveram contato com a Grécia são bem conhecidas. A história é clara após o Rei Asoka, mas não está clara antes dele.
As opiniões variam sobre a morte do Buda dependendo de qual ano que se considera: 100, 200 ou 150 anos antes do período. É muito difícil determinar o ano de Sua morte. Embora não seja conhecido com exatidão, não é falso dizer que Seu nascimento foi há 2500 anos atrás.
Nascimento de Shakyamuni
Agora devemos tratar da data do aniversário de Shakyamuni. No Japão, acredita-se que seu aniversário seja no dia 8 de abril. No Budismo do Sul se diz que ele nasceu numa noite de lua cheia no mês de Wesak, que pode ser em abril, maio ou junho. Estes meses não são confirmados também. Nós apenas supomos que pode ser em abril.
Shakyamuni nasceu em Lumbini no Nepal, perto da Índia. As Montanhas do Himalaia podem ser avistadas de longe deste lugar muito bonito. “Hima” de Himalaia significa neve na língua indiana e são chamadas de montanhas cobertas de neve. O clima em Lumbini é temperado. É um lugar muito bom, nem tão frio, nem tão quente. Sua indústria é agrícola, principalmente o cultivo do arroz. Dizem que Shakyamuni foi um príncipe que nasceu em um castelo, mas na verdade, seu país era pequeno. Seu território tinha cerca de 60 km por 40 km, o que é muito menor do que Tóquio.
O pai de Shakyamuni era o Rei Suddhodana que significa “arroz limpo”. Sua mãe era a Rainha Maha Maya. Um pilar de pedra erguido no Bosque de Lumbini marcou Seu local de nascimento. O pilar está quebrado no meio, mas está inscrito em sua base que este é o local onde ele nasceu e que está livre de imposto. O imposto foi isento porque era um lugar sagrado. Rei Asoka que inscreveu esta declaração, reinou entre 2200 anos e 2300 anos atrás. Então ele é muito velho e seu pilar de pedra também o é. Este pilar tombou e foi enterrado no solo, mas foi escavado mais tarde, provando que o Bosque de Lumbini era o local de nascimento de Shakyamuni. Portanto, as coisas estão ficando cada vez mais claras.
Quando foi escrita a história de Shakyamuni? Normalmente, uma biografia não é escrita enquanto muitas coisas sobre a pessoa em questão são conhecidas. Nem Suas biografias.
Como os discípulos que o assistiram não registravam esses tipos de coisas, sua biografia não foi escrita até muito depois de sua morte.
O que aconteceu então foram escritos fictícios. Não podemos acreditar facilmente em tais biografias. Por exemplo, mesmo que esteja escrito que uma pessoa voou no céu, não podemos acreditar que é verdade. Sabemos que é absolutamente incrível, porque somos ensinados que a ciência é verdadeira sem sombra de dúvida. Por isso, só podemos falar do que é totalmente óbvio. O que torna difícil quando falamos de religião.
Suas biografias póstumas estão repletas de episódios de poderes sobre-humanos. Elas estão cheias de histórias narrando que ele tinha poderes supereminentes. Enfim, não podemos evitar de tocar nos seus típicos poderes mágicos sempre que falarmos da sua vida.
Dizem que Shakyamuni usava poderes mágicos e sobre-humanos para salvar pessoas. Poucas pessoas seguirão ensinamentos religiosos sem os tais plenos poderes magníficos. Conversas de religião tendem facilmente a poderes mágicos. Mas quanto a mim, eu não gosto destes contos, nem posso me satisfazer com tais assuntos, porque não posso voar no céu nem ter poderes mágicos. Então, como foi que Shakyamuni viveu a vida de Suas biografias? Vou abordar Sua vida cronologicamente.
Shakyamuni em sua infância
Eu já lhes contei que Shakyamuni nasceu em Kapilavastu. Sabe-se que existiam dezesseis estados importantes na Índia naquela época, mas Kapilavastu não estava incluído neles. Isto significa que Kapilavastu era apenas um estado menor. Havia um estado chamado Kosala situado próximo a Kapilavastu. Kosala estava sempre procurando uma chance de conquistar Kapilavastu. De acordo com várias fontes, Kapilavastu foi conquistado e aniquilado e todos os parentes de Shakyamuni e todas as pessoas que viviam no castelo foram mortas. Eu acho que Shakyamuni levou uma vida infeliz.
Em primeiro lugar a mãe de Shakyamuni, Rainha Maha Maya, morreu uma semana ou 10 dias depois do seu nascimento. Não se sabe por que ela morreu. Seu pai se casou com a irmã mais nova de sua mãe, Maha Prajapati, que era uma nobre muito boa e criou Sakayamuni sem nenhum problema.
Shakyamuni foi criado por seu pai, Rei Suddhodana, com grande cuidado porque ele era o sucessor como o Rei da Nação Sakya. Mas é dito que ele não tinha uma natureza forte. Ele deve ter sido um pouco reservado e muito pensativo.
Um episódio afirma que o país da Tribo Sakya era um país rural produtor de arroz. Em um festival tradicional de plantio de sementes de arroz, as pessoas oraram por uma boa colheita de arroz. Muitos bois eram usados para arar os campos de arroz. Enquanto a criança Shakyamuni estava assistindo o festival, ele percebeu que quando os campos foram arados, uma minhoca foi lançada para fora do solo e foi apanhada por um passarinho, uma águia atacou o passarinho voando no céu com a minhoca no bico, matou-o com suas garras afiadas e voou com ele. Shakyamuni não achou essas cenas nada interessantes nem queria ver outro ataque mais horripilante. Em vez disso, ele ficou triste porque o mundo dos pássaros e animais era difícil de viver.
Um outro episódio relata que Shakyamuni saiu do castelo em direção à cidade e encontrou um homem doente, um homem idoso, um cadáver em decomposição e um funeral. Profundamente deprimido por causa destas visões, ele concluiu que era inevitável que ele também envelheceria e morreria. Ele se perguntou o que poderia ser feito para resolver esse problema.
Tem sido dito, desde épocas remotas, que há quatro tipos de sofrimento: nascimento, velhice, doença e morte. É absolutamente impossível nos livramos destes sofrimentos. Aflito com estes assuntos, Shakyamuni encontrou um asceta. De fato, não havia ensinamentos budistas naquela época, mas havia ascetas do bramanismo, hinduísmo entre outros. O asceta olhou para ele vívido e calmo. Shakyamuni achou que o asceta era uma boa pessoa e procurou saber se ele não tinha sofrimentos e como ele dissolvia problemas se os tivesse. Shakyamuni tentou superar os sofrimentos vivendo a vida de um asceta. Em outras palavras, desconfio que ele nasceu e estava destinado a ser um sacerdote.
Quanto a mim, acho que sou inadequado para ser um sacerdote, não sou? O Budismo no Japão diz “sekembo” e “shussekembo”. “Sekembo” significa nossa vida real, nosso mundo real onde existe homens e mulheres comuns, dinheiro circulando, comida deliciosa e comida sem gosto, brigas sem cessar e assim por diante.
O mundo dos sacerdotes é “shussekembo”, que significa um mundo para escaparmos do nosso mundo comum. Como prefiro “sekembo”, eu tendo a entrar no mundo caótico. Mas tenho certeza que a tendência de Shakyamuni era escapar deste mundo confuso.
(*) Textos publicados no Nichiren Shu News em outubro e dezembro de 2007 e traduzidos pela equipe de traduções da Nichiren Shu Brasil em junho de 2019.
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