Por Venerável Nissho Kanno – Arcebispo da Nichiren Shu e Abade do Templo Ikegami Honmoji, Tóquio
“Todos prosperam seguramente ao praticar a raiz da bondade”
Uenodono Gohenji, primeiro mês de 1280)
O budismo nos ensina o princípio de causa e efeito. Se semearmos uma boa semente, ganharemos um bom fruto. Se semearmos uma semente de má qualidade, obteremos um fruto ruim. Ou seja, se fizermos uma boa ação, receberemos um bom resultado, e se fizermos uma má ação, receberemos um mal resultado. Isto é um ensinamento básico e comum do budismo.
Mesmo as crianças na escola conhecem este princípio. Contudo, não é fácil praticá-lo, mesmo para um adulto de 80 anos de idade com uma rica experiencia de vida.
A citação acima foi retirada de uma carta de Nichiren Shonin endereçada à Nanjo Tokimitsu, residente na atual Prefeitura de Shizuoka. Nesta carta, datada de 11º dia do primeiro mês de 1280, o Fundador instruiu Tokimitsu para se lembrar do princípio da causalidade ao saudar o Ano Novo.
O princípio de causa e efeito existe na base das doenças, dos eventos sociais, dos países, na instabilidade no mundo e em todos os outros fenômenos. Porém, poucas pessoas estão cientes deste fato e observam o princípio ao lidar com estes problemas. Não há como saber o que este ano reserva. Portanto, vamos começar este ano “cultivando boas sementes”.
(*) Texto publicado no Nichiren Shu News e traduzidos pela equipe de tradução da Nichiren Shu Brasil em julho de 2019.
free vector
No Comments to "A Raiz da Bondade"