por Reverendo Nissho Kanno, Arcebispo da Nichiren Shu
“Jamais quebrarei meu voto de me tornar um pilar do Japão, de me tornar os olhos do Japão e de me tornar um grande protetor do Japão”. Kaimoku-sho (Abra Seus Olhos)
Nichiren Shonin proclama os “Três Grandes Votos” acima em seu ensaio “Abra Seus Olhos”, escrito na Ilha de Sado, onde ele esteve exilado entre 1271 e 1274. Esses votos simbolizam a determinação, orações e compromissos do nosso Fundador. “Pilar” significa fundação espiritual, “olhos” significa perspectiva religiosa e cultural, e “grande protetor” significa a segurança do país inteiro. As ideias expressas usando esses símbolos são adaptáveis não apenas para o Japão como também para o mundo inteiro e todo o universo. Mais importante ainda, é que são símbolos destinados a atrair pessoas comuns. Nesses votos, Nichiren nos fala para mantermos uma firme fé religiosa na qual podemos confiar, o Odaimoku, recitar o Odaimoku com base num elevado nível religioso e cultural e sustentar o Odaimoku orando não apenas pela própria felicidade como também pela felicidade dos outros. Nichiren Shonin recitou o Odaimoku, de frente para o sol nascente, no Monte Kiyosumi, na Prefeitura de Chiba em 28 de abril de 1253, proclamando a fundação da Nichiren Shu. Ele recitou o Odaimoku com esses compromissos e apelos em mente por nós, como pessoas comuns.
Em 1260, quando Nichiren viveu em Kamakura, ele apresentou um tratado, o Rissho Ankoku-ron (Trazer a Paz ao País Estabelecendo a Retidão), para o governo. Nesse tratado, Nichiren Shonin afirma “Vocês devem mudar prontamente sua fé e seguir o Sutra de Lótus, o sutra ideal”. “Trazer a Paz ao País Estabelecendo a Retidão” não se resume ao título do tratado apresentado ao governo, é também um chamado à ação. “Retidão” significa o “Odaimoku”. Com essas palavras, Nichiren Shonin está instruindo todos nós para mantermos o Odaimoku sempre em mente à medida que nos envolvemos em nossos respectivos domínios. Ele pede que os políticos cumpram seus deveres, que os funcionários do governo façam seus trabalhos, que os gerentes administrem suas empresas, que os pais eduquem seus filhos, que as pessoas se relacionem com seus familiares e que os educadores ensinem as crianças. Todos com a mente do Odaimoku! É isso o que Nichiren Shonin está nos dizendo no Rissho Ankoku-ron. No tratado, ele também nos fala como sacerdotes: “Se você se curvar, sua sombra se curvará”, significando que quando você segue na direção errada para encontrar o caminho certo, o mundo também segue o caminho errado.
(*) Texto publicado no Nichiren Shu News e traduzido pela equipe de tradutores da Nichiren Shu Hokekyo do Brasil em dezembro de 2019
free vector
No Comments to "A Mente do Odaimoku"