A biografia precisa de Nichiren pode ser notada através de seus ensaios, cartas e de documentos antigos. Mas há muitas lendas significativas, também. Então, vamos refletir sobre várias lendas neste artigo.

Por Reverendo Gyokai Sekido

Entrando no Sacerdócio

Yakuo-maro (Nichiren quando criança) foi para o Templo Seichoji no Monte Kiyosumi aos 12 anos de idade para receber uma educação primária. Então ele se tornou um sacerdote e lhe foi dado o novo nome de Rencho (Lotus da Eternidade) aos 16 anos de idade. Como mencionado antes, não havia pessoa comparável a ele em sua razão religiosa.

Quando Yakuo-maro tinha 3 ou 4 anos de idade, alguns amigos vieram se vangloriar que eles tinham apanhado muitos pardais com bolos de arroz colocados no galho de um salgueiro como isca. Yakuo-maro não estava interessado em apanhar pardais. Em vez disso, dizem que ele advertiu os amigos a não matar criaturas, contando-lhes um antigo conto que ele ouviu do seu pai: “Era uma vez, um idoso tolo que capturou uma tartaruga e estava prestes a matá-la. Um nobre da corte que o viu teve pena da tartaruga, e deu roupas ao idoso em troca da vida da tartaruga. Mais tarde, quando o filho pequeno do nobre da corte caiu no mar, centenas de tartarugas apareceram para salvar a criança carregando-a em suas costas”. Assim, dizem que Yakuo-maro era uma criança com um alicerce na religião.

 

De acordo com uma lenda, a mãe de Yakuo-maro se chamava Ume-giku (Crisântemos de ameixa). Não tendo ouvido nenhuma notícia de seu filho no templo, ela sentiu como se eles estivessem separados por mares e montanhas. Olhando para o céu distante, ela se perguntou se ele estava ou não chorando por seus pais. Então, ela se preocupou que ele podia estar sendo maltratado pelas pessoas no templo. Com a permissão do seu marido e ansiosa, ela finalmente partiu para o templo levando consigo as peras que Yakuo-maro gostava e roupas novas para ele. No entanto, ela foi impedida de vê-lo no templo porque o Monte Kiyosumi era fechado para mulheres. Enquanto ela estava sentada numa pedra na estrada da montanha se lamentando, um empregado do templo carregando lenha em suas costas passava por ali. Ela pediu a ele para contar a seu filho que ela estava lá para vê-lo. Ele concordou de bom grado em fazê-lo. Yakuo-maro, que tinha decidido se tornar um sacerdote budista, no entanto, sentiu a visita de sua mãe como o ato de procurar uma pedra após jogá-la fora. Muito tocado pelo seu carinho, no entanto, Yakuo-maro saiu do templo para ver sua mãe. Yakuo-maro então contou-lhe que ele quis se tornar um sacerdote para salvar todas as pessoas, bem como sua mãe e seu pai, de toda dor. Ouvindo a decisão do seu filho, Mãe Ume-giku derramou lágrimas de contentamento onde ela estava sentada. Dizem que esta “pedra de lágrimas” existe no Monte Kiyosumi até hoje.

Estudo em Kamakura 

O talento de Rencho (O Lótus da Eternidade, primeiro nome de Nichiren como sacerdote) era tão excepcional que ele nada tinha para aprender no Templo Seichoji. Então, em 1238, aos 17 anos de idade, Nichiren foi para Kamakura estudar budismo. Naqueles dias, Kamakura era o centro político e cultural do shogunato Kamakura. Rencho retornou para o Templo Seichoji em 1242, e escreveu o Kaitai Sokushin Jobutsu-gi. Porém, devido a falta de materiais históricos precisos, sua vida em Kamakura naqueles dias não é exatamente conhecida.

Naquela época, Hojo Yasutoki era o líder “de fato” do governo militar em Kamakura, governando o país com benevolência como o regente shogunato. De acordo com uma lenda, Yasutoki era um homem inteligente que respeitava a moderação. Ele era um administrador severo dos assuntos do governo que estabeleceu o novo código básico do governo (Goseibai Shikimoku). Há uma história indicando o quanto Yasutoki levava a sério os assuntos de governo. Um dia, enquanto ele saia do escritório do Conselho de Estado, ele notou que o vento estava espalhando as pétalas da cerejeira no jardim. A estação da flor tinha terminado enquanto Yasutoki esteve ocupado com assuntos governamentais. Percebendo isto, dizem que ele compôs um poema lamentando a passagem da primavera. Dizem que Kamakura era lotada e próspera porque estava sob gestão pessoal de Yasutoki.

É um fato histórico que Rencho aprendeu a doutrina do Budismo Terra Pura enquanto esteve no Templo Seichoji. Mas, ele começou a sentir dúvidas sobre a doutrina e começou a procurar pela verdade do Budismo quando ele teve uma experiência misteriosa.

De acordo com uma lenda, Rencho estava interessado na doutrina da Escola Terra Pura quando ele foi estudar em Kamakura. Naqueles dias, Nen´a Shonin representava o Budismo Terra Pura em Kamakura. Rencho foi vê-lo, também, e aprendeu sua doutrina. Havia um outro famoso sacerdote do Terra Pura chamado Daia em Kamakura. Quando Rencho soube da trágica morte de Daia, dizem que ele se separou da doutrina da Terra Pura. De acordo com os discípulos de Daia, Daia sofria de uma má enfermidade e dor insuportável ao final de sua vida. Daia estava caído no eremitério e chorando convulsivamente quando ele finalmente parou de respirar. Seu corpo morto encolheu até o tamanho de uma criança e enegreceu como se estivesse manchado de tinta. Era esperado que sacerdotes altamente treinados do Terra Pura tivessem um fim moderado. Do trágico fim de Daia, no entanto, Rencho e muitos outros tinham certeza que Daia havia caído no inferno. Naquele instante, dizem, Rencho decidiu pesquisar o budismo novamente a partir do início.

Estudo em Kyoto

Rencho, que estava estudando em Kamakura, decidiu voltar para a casa por um tempo. Ele retornou para o Templo Seicho-ji em 1242 e relatou o resultado do seu estudo. Depois ele decidiu ir para Kyoto para aprofundar o estudo. Nós sabemos que ele estudou no Monte Hiei, Monte Koya e assim por diante, na área de Kyoto. A atividade de Rencho em Kyoto não é precisamente conhecida.  

Rencho, que passou cinco anos em Kamakura, estava se preparando para ir para casa. Então, três raios de luz vermelha e branca subiram ao céu ocidental por volta das oito da noite em 4 de fevereiro. Dois dos raios logo desapareceram ficando somente um. O raio de luz restante foi impulsionado como um pilar de chamas no céu, assustando todas as pessoas na cidade. O palácio imperial consultou um adivinho sobre este misterioso acontecimento. Ele respondeu que algo similar ocorreu na Era Kobo (964-968). As pessoas ficaram com medo de que estava previsto que algo terrível fosse acontecer. Rencho, mesmo assim, partiu em sua viagem para casa. De manhã no dia 7, enquanto nuvens de repente cobriram o céu mostrando o sinal do vento e da chuva, um forte terremoto atingiu Kamakura por volta das dez da manhã. Edifícios, tais como templos budistas, desabaram e a poeira escureceu o dia como se fosse noite. Fogo eclodiu em todos os lugares, e dizem que as vozes de homens e mulheres gritando desesperadamente podiam ser ouvidas. Ouvindo sobre tais desastres em Kamakura no meio da sua viagem, Rencho finalmente chegou em casa.

O resultado de sua pesquisa em Kamakura foi reportado ao seu professor, Dozen-bo e aos discípulos veteranos no Templo de Seicho-ji. Depois, Rencho escreveu seu primeiro tratado “Kaitai sokushin jobutsu-gi” baseado na pesquisa em Kamakura. Todos os sacerdotes do Templo Seicho-ji elogiaram o resultado de Rencho, mas ele próprio não ficou satisfeito. O centro de budismo e cultura era Kyoto naqueles dias, embora Kamakura fosse uma das maiores cidades no Japão. Então Rencho foi para Kyoto com o propósito de estudar mais. As sedes dos templos das escolas de budismo no Japão ficavam em Kyoto e Nara. Ele visitou aqueles templos, e aprofundou a pesquisa sobre a doutrina de cada escola, mas Rencho fez do Enryaku-ji a base de suas atividades de pesquisa. Ele gradualmente se tornou o centro de atenção entre muitos sacerdotes no Templo Enryaku-ji. Mas, sua pergunta sobre a mais superior das várias doutrinas de muitas escolas se tornou cada vez mais profunda. Nesse momento, muitos sacerdotes estavam reunidos no auditório, e uma palestra foi realizada. Então um instrutor fez uma pergunta para o auditório sobre a superioridade comparativa do Sutra do Lótus e o Sutra do Buddha do Grande Sol. Rencho voluntariou-se e respondeu que o Sutra do Lotus era o primordial de todos os livros sagrados. É porque, ele declarou, o Sutra do Lotus é classificado como a melhor prova (daigo) de todos os ensinamentos do Buddha. Ele disse que a superioridade comparativa entre o Sutra do Lótus e o Sutra do Buddha do Grande Sol era tão óbvia quanto uma luta livre de lutador de sumô e uma criança. Admirando seu talento, o auditório permaneceu quieto, e sua fama cresceu dia após dia.

Por esta época, um regente Kujo Michiie construiu o Templo the Tofuku-ji. Este templo mais tarde se tornou um dos Cinco Templos Zen em Kyoto. Por causa de sua amizade com o templo, Rencho doou uma madeira grande, que logo veio a ser chamada pilar de Nichiren. Eles dizem que muitas pessoas raspavam esse pilar porque se acreditava conceder favor divino.

No Templo Onjo-ji 

Sabe-se que Rencho estudou no Monte Hiei, Monte Koya, e assim por diante na área de Kyoto. No entanto, por causa da falta de materiais históricos, nós não sabemos precisamente sobre suas atividades em Kyoto. Está escrito em sua carta que ele foi ao Templo Onjo-ji (presente Cidade de Otsu, Prefeitura de Shiga) por um tempo. Então, eu gostaria de mencionar as histórias lendárias sobre as atividades de Nichiren no Templo Onjo-ji.

Um sacerdote que tinha estudado em Kamakura voltou para Kyoto e estava no Templo Onjo-ji. Ele ficou no dormitório onde Rencho estava morando. Rencho ficou feliz por ter um novo amigo, que lhe contou sobre os estranhos acontecimentos em Kamakura: um arco-íris branco apareceu no céu e passou pelo sol; um cometa apareceu fazendo com que as pessoas se perguntassem se era um presságio de uma desgraça. Além disso, no dia 12 do terceiro mês no primeiro ano do Período Hoji (1247), um meteoro enorme apareceu no noroeste, e viajou na direção do sudoeste com brilho tão resplandecente que o tornou claro como o dia; um som como um grande trovão soou, e o chão vibrou; isso assustou as pessoas como se suas almas estivessem desaparecendo.

De forma especialmente misteriosa, muitas borboletas amarelas apareceram no dia 17 do terceiro mês no mesmo ano. Embora foi um bom dia com relação ao clima, um bando de borboletas amarelas com três metros de largura e trinta metros de comprimento apareceu. As borboletas flutuaram no ar como um pedaço de tecido amarelo esvoaçante. Elas voavam a grande altura, ou pousavam nos beirais abaixo. As pessoas em Kamakura acharam interessantes vê-las. Logo elas se espalharam e entraram dentro das casas e morreram. Diz-se que a muito tempo atrás, borboletas amarelas apareceram em Hitachi e Shimotsuke (presentes Prefeituras de Ibaraki e Tochigi) durante o reinado do Imperador Sujaku (932-952). Logo, Taira Masakado (um general no Período médio-Heian) se revoltou e a área de Kanto caiu em confusão por um tempo.

A praia de Yuigahama em Kamakura ficou toda tingida de vermelho no dia 21 do terceiro mês no mesmo ano. Uma onda vermelha surgiu no litoral, e as areias, algas marinhas e mariscos ficaram vermelhos. A beira do mar de Tsugaru do distrito de Tohoku também ficou vermelha no dia 11 do mesmo mês. Depois, carcaças de peixes misteriosos foram encontradas na praia. Elas eram de aproximadamente três metros de comprimento com membros similares aos dos seres humanos e a cabeça e a barbatana da cauda iguais às dos peixes. A gestão local relatou os fenômenos sobrenaturais do oceano e o aparecimento dos peixes misteriosos. Dizem que há muito tempo atrás este peixe tinha aparecido no verão de 1189, quando Fujiwara Yasuhira (uma pessoa ilustre local no início do Período Kamakura no distrito de Tohoku) foi atacado por Minamoto Yoritomo (o primeiro shogun do shogunato Kamakura). Derrotado por Yoritomo, Yasuhira foi morto por seu subordinado enquanto tentava escapar.

Ao ouvir sobre o estado confuso da Cidade de Kamakura, Rencho sentiu fortemente a necessidade de aprofundar o estudo do budismo, pois ele acreditava com convicção que somente o ensinamento Budista poderia salvar as pessoas na Ultima Era da Degeneração.

 

(*) A Lenda de Nichiren Daishonin: coletâneas de artigos publicados no Nichiren Shu News nas edições de junho, agosto, outubro e dezembro de 2003, traduzidos pela equipe de tradução da Nichiren Shu Brasil em março de 2019.

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