Por Reverendo Gyokai Sekido
No período Kamakura, os samurais chegaram ao poder substituindo a aristocracia que governava a sociedade no Período Heian. A situação da época causou uma revolução no Budismo japonês. O budismo, antes visto como exclusivo entre os nobres, foi aceito pelos samurais e pelo povo em geral. Chegou a ter a função original de salvar as pessoas.
As frequentes guerras civis, a continuidade das calamidades naturais e a ideia de Mappo (a Era do Declínio do Budismo) existiram como pano de fundo da revolução. Acreditava-se que o ano de 1052, que cai no ano 2000º após a morte do Buda Shakyamuni, era o primeiro ano de Mappo. A perspectiva do declínio do budismo e a consciência da crise social se espalhou nas mentes das pessoas. Foi nesse período que os fundadores dos grupos do Novo Budismo de Kamakura apareceram. O assunto comum era salvar pessoas da Era de Mappo. Esta afirmação foi dividida em duas: Jiriki (poder do próprio praticante) e Tariki (poder do Buda ou poder do bodhisattva).
Honen (1133-1212) é o fundador da Escola Jodo. Ele nasceu na Província de Misaka (presente Prefeitura de Okayama). Quando ele tinha nove anos de idade, seu pai um oficial provincial, foi morto por uma facção oposta. Cumprindo o desejo de seu pai, ele ingressou no sacerdócio através de seu tio sacerdote. Com 15 anos de idade ele foi para o Monte Hiei estudar budismo. Aos 24 anos de idade ele deixou a montanha e visitou eruditos ilustres em Nara e Kyoto. Mais tarde ele retornou ao Monte Hiei para buscar o caminho da salvação. Com 43 anos de idade, ele se deparou com o Comentário do Kanmuryoju-kyo (A Meditação sobre o Sutra do Buda da Vida Infinita) escrito por Zendo (Shantao, 613-681) que estabeleceu o Budismo da Terra Pura na China. Através desse livro ele se convenceu do poder salvador de Amida.
Shinran (1173-1262) é o fundador da Escola Jodo Shinshu. Ele nasceu no clã Fujiwara governante em Kyoto. Na sua juventude ele estudou a doutrina Tendai no Monte Hiei até seus 29 anos de idade. Avaliando que 20 anos de estudo e prática na montanha foram inúteis para alcançar a iluminação, ele partiu da montanha. Ele se confinou no Templo Rokkau-do em Kyoto para a oração dos 100 dias, onde encontrou Honen e foi iluminado pelo ensinamento do Budismo da Terra Pura de Honen.
Ippen (1239-1289) é o fundador da Escola Ji. Ele nasceu na Província de Iyo (presente Prefeitura de Ehime) como o segundo filho do Lorde de Iyo. Ele era popularmente conhecido como “Yugyo Shonin” (Santo Errante). Ele estudou a doutrina Tendai no Monte Hiei por muitos anos. Mais tarde, ele estudou o Budismo da Terra Pura através de um seguidor de Honen. Depois disso, ele recebeu um verso de inspiração no Santuário Xintoista Kumano Gongen, mudou seu nome para Ippen e começou a vagar pelo país a espalhar a prática do Nembutsu.
Eisai (1141-1215) é o fundador da Escola Rinzai Zen Japonesa. Ele nasceu na Província de Bitchu (presente Prefeitura de Okayama). No começo, ele estudou e praticou a Doutrina Tendai. Em 1168 ele foi para China e trouxe de volta escrituras Tendai no mesmo ano. Em 1187, ele viajou para China novamente onde recebeu a tradição Rinzai Zen. Apesar da hostilidade dos sacerdotes do Monte Hiei ao seu novo Zen Budismo, ele se aproximou do Xogunato Kamakura. Em 1202 o governo construiu o Templo Kennin-ji em Kyoto e o indicou como primeiro abade chefe do templo.
Dogen (1200-1243) é o fundador da Escola Soto Zen Japonesa. Ele era um filho de um ministro do governo. Perdeu sua mãe muito cedo e foi para o Monte Hiei com 13 anos de idade para se tornar um sacerdote. Mais tarde ele foi encontrar Eisai no Templo Kennin-ji e se tornou seu discípulo. Após a morte de Eisai, ele foi para China aprender o Zen Budismo. Depois de alguns anos, ele retornou para o Japão e pregou o Zen Budismo. Mas, a fim de evitar a influência das autoridades que impediria a prática do Zen, ele se retirou para dentro das montanhas na Província Echizen e construiu um templo (mais tarde, o Templo Eiheiji).
Nichiren Shonin (1222-1282) é o fundador da Escola Nichiren. Como se sabe ele superou as Quatro Grandes Perseguições. Ele tomou consciência de ser “um praticante do Sutra de Lótus” passando por provações, durante as quais se convenceu que as pessoas da Era de Mappo poderiam ser salvas apenas pelo Sutra do Lótus. Todos os méritos do Sutra do Lótus estão contidos no Odaimoku. Nichiren enfatiza que Buda Shakyamuni é totalmente dotado das virtudes de líder, professor e pai. O Buda é o único líder supremo capaz de salvar as pessoas na Era de Mappo. Nichiren Shonin declarou que todas as virtudes que Buda Shakyamuni alcançou através da pregação e através da prática, para salvar as pessoas na Era de Mappo estão contidas nas cinco palavras do “Myo-ho-ren-ge-kyo”. Consequentemente, quando sustentamos as cinco palavras do Odaimoku, os méritos que Buda Shakyamuni acumulou antes e após alcançar a iluminação, são naturalmente transferidos para nós, de acordo com ele. (Kanjin-honzon-sho)
Breve Conversa sobre Vários Tópicos do Budismo (10) – Coletânea de artigos publicados no Nichiren Shu News e traduzidos pela equipe de tradução da Nichiren Shu Brasil em agosto de 2019.
free vector
No Comments to "A Prosperidade do Novo Budismo no Período Kamakura"