Por Rev. Gyokai Sekido, Ph. D.

Nichiren Shonin construiu uma ermida em Matsubagayatsu, Kamakura, provavelmente em 1254, um ano depois que ele deixou o Templo Seichoji em Kominato. Lá ele iniciou suas atividades de propagação.

Muitos discípulos e seguidores leigos se reuniram em torno dele. De acordo com a lenda, os encontros com os principais seguidores leigos ocorreram naqueles dias. Em 28 de Abril, 1254, apenas um ano depois que deixou o Templo Seichoji, Nichiren e Shijo Kingo (1229-1296) se conheceram quando Shijo Kingo ofereceu seu guarda-chuva para Nichiren que estava andando de volta para seu eremitério em uma súbita chuva à noite.

Nichiren Shonin é bem conhecido por sua pregação nas ruas em Kamakura. Não era possível, no entanto, pregar na rua movimentada de Kamakura, que era até então a capital do país. Essa pregação nas ruas pode não ter acontecido. Historiadores afirmam que as pessoas começaram a parar em frente à janela de sua ermida, que era virada para a rua, para escutar a pregação. Como sua pregação tornou-se popular, o número de pessoas que vinham até o seu eremitério para o ouvir pela janela aumentou. Isso, dizem, veio a ser chamado posteriormente como a pregação nas ruas de Nichiren.

Um forte terremoto atingiu Kamakura em 1257. Quase todos os santuários e templos foram destruídos. Terríveis cenas após o terremoto foram descritas em detalhes nos escritos de Nichiren Shonin. Suas descrições correspondem com a descrição do “Azuma Kagami”, um registro oficial do Xogunato Kamakura, de muitas maneiras. Assim, os escritos de Nichiren Shonin, incluindo muitas cartas enviadas aos seus seguidores, são altamente consideradas autênticos materiais históricos. No “Ankokuron-gokan-yurai”, ele menciona o grave terremoto em 23 de Agosto de 1257, e o vento violento de 1 de agosto de 1258. Esses registros correspondem aos do “Azuma Kagami.”

Nichiren escreveu o “Rissho Ankoku-ron em julho de 1260. Neste livro, ele propôs o método de pôr fim aos infortúnios do ponto de vista religioso. Como resultado, sua ermida foi incendiada por uma multidão hostil em agosto do mesmo ano.

De acordo com uma lenda, Nichiren foi salvo por um macaco. Sua ermida foi incendiada e queimada em 27 de agosto, o dia da “Taishaku-ten (deus),” ( popularmente conhecido como Indra). Naquele dia, Nichiren estava oferecendo o Sutra ao Deus Taishaku. O macaco é conhecido como mensageiro do deus Taishaku.

Casualmente, Nichiren abriu uma janela um pouco para ver a lua. Do lado de fora, havia um macaco branco. O macaco puxou as mangas da túnica de Nichiren. Achando isso estranho, ele escalou a montanha localizada na parte de trás de sua ermida, guiado pelo macaco branco, e chegou a uma caverna. De lá, ele viu seu eremitério em chamas.

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Nichiren Shu News – No. 146 – 01 de fevereiro de 2005 – publicado pela Nichiren Shu Sede e Kaigai Fukyo Koenkai

Tradução: Yotatsu Chiamulera

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