O Sutra do Lótus é a semente da iluminação (completo despertar e liberação). Isto porque o Sutra do Lótus contém a perspectiva de que a iluminação é para todos e que está sempre presente.
Namu Myoho Renge Kyo é a expressão de quem aceita esta perspectiva, contemplando a alegria e confiança desta certeza, ao ponto de viver uma vida que é pura, tranquila, eterna e autêntica, percebendo estas qualidades do caminho do meio da natureza búdica em todos os fenômenos.
Se esta semente está nas profundezas da vida de alguém, então, encontrar ensinamentos provisórios ajudará a ganhar uma compreensão intuitiva desta perspectiva. Se alguém rejeita a semente por causa destes ensinamentos, então a perspectiva final estará perdida e e estes ensinamentos provisórios irão perder sua verdadeira finalidade, que é nutrir esta semente da natureza búdica.
Se uma pessoa não tem essa semente, então estes ensinamentos, com suas perspectivas menores, irão certamente ou ser apegadas ou mal entendidas.
Semear a semente é a prioridade daqueles de nós que não têm grande força ou entendimento. Se nós temos esta grande força e capacidade de entendimento, então seríamos capazes de seguir estes ensinamentos provisórios e até mesmo ir além deles. Porém, o fato de que nem todos nós conseguimos, devemos então semear a semente e não desanimar ou nos distrairmos por estes ensinos e práticas provisórias. Isto não significa, entretanto, que não temos nada a aprender com eles. Eles revelam aspectos do despertar e da liberação se os lemos sobre a luz do Sutra do Lótus. É uma questão de prioridade e ênfase.
A prioridade é ter uma alegre confiança no Sutra do Lótus, praticar o Odaimoku que dá voz e compartilha esta alegre confiança, e as práticas que sustentam a confiança no Sutra do Lótus. Outros ensinamentos e práticas devem apoiar isto e não nos distrair ou nos desencorajar. A medida que a semente é nutrida e então as flores, a perspectiva limitada de outros ensinamentos e práticas somem, e as reais virtudes e descobertas que eles indicam são preenchidas naturalmente assim como a vida, de perfeito e completo despertar.
Namu Myoho Renge Kyo.
Ryuei Shonin
Ademir josé Barbosa Vilar says:
04/01/2016 at 9:54 am -
Sutra do Lótus a sementes da iluminação