Namu Myōhō Renge Kyō (南無妙法蓮華経)
Devoção aos ensinamentos do Maravilhoso Dharma da Flor do Lótus.

O livro “Sementes do Lótus: A Essência da escola budista Nichiren Shu” nos dá a seguinte explicação básica sobre o Odaimoku (ou seja Namu Myōhō Renge Kyō):

Em Sino-Japonês, o nome do Sutra do Lótus é “Myōhō Renge Kyō”. Estes cinco caracteres são eles mesmos uma expressão do núcleo essencial dos ensinamentos do Buda Shakyamuni dados no Sutra do Lótus. E pelo fato do Odaimoku incorporar a essência do Sutra, os cinco caracteres “Myō-Hō-Ren-Ge-Kyō” são a chave para liberar a natureza búdica que reside dentro de toda forma de vida. Quando a palavra Namu, que significa devoção ou refúgio, é adicionado ao título, temos então Namu Myōhō Renge Kyō, ou “Refúgio nos ensinamentos do Maravilhoso Dharma da Flor do Lótus”. De acordo com Nichiren, ao simplesmente recitar “Namu Myōhō Renge Kyō” nós estamos expressando nossa fé no Eterno Buda e abrindo nossas vidas para todas as qualidades e méritos da iluminação.

No livro, “Manual do budismo Nichiren”, Senchu Murano explica que:

O Myōhō Renge Kyō não é apenas o título do Sutra do Lótus mas também o nome do Dharma ele mesmo. Ele é a essência do Sutra do Lótus, o símbolo do budismo Nichiren, a semente da iluminação a ser semeada na mente daqueles que um dia serão iluminados. Nós podemos dizer que o mundo Saha purificado é o palácio do Buda Shakyamuni porque ele é o grande rei do Dharma, e então, dessa forma, o Myōhō Renge Kyō seria o estandarte real hasteado no telhado do palácio do grande rei do Dharma.

Em outra passagem ele continua:

O Odaimoku é o símbolo do mundo Saha purificado do Buda Original Shakyamuni, o estandarte real do palácio do grande rei do Dharma. Onde quer que esteja o Odaimoku, haverá o Buda. Ainda que o Imperador esteja em campo, a presença do estandarte imperial indicará a localização do Imperador. Mesmo que o grande Mandala não esteja completamente inscrito ou mesmo que ele nem mesmo tenha sido inscrito, a existência do Odaimoku representa o Buda. Por isso, o “Ippen Shudai no Gohonzon” ou o “Gohonzon com apenas o Odaimoku” pode ser estabelecido sem problemas.

Pelo fato de ser o princípio-chave e a prática essencial do budismo Nichiren, muito mais poderia ser dito sobre o Odaimoku. Entretanto, para a proposta deste texto em específico, nós focaremos em uma explicação simples, comentando cada um dos caracteres chineses que compõe o Odaimoku.

Odaimoku

Namu significa “devotar-se a” ou “tomar refúgio em”. Apesar do fato de que os dois caracteres “na” (ou nam) e “mu” significam “sul” e “negação” respectivamente, “namu” é na verdade uma renderização fonética da palavra em sânscrito “namas”, que significa, “eu me devoto a”. Isto, por sua vez, é derivado da palavra em pali “namo”, que significa “reverência” ou “veneração”. Ao colocar antes dos outros caracteres, expressa um profundo reconhecimento do Maravilhoso Dharma como a única e verdadeira fonte de paz e contentamento.

Myōhō significa “Maravilhoso Dharma”. O caractere “myo” significa “maravilhoso”, “formidável”, “profundo”, ou até mesmo “místico”. O caractere “ho” significa “Dharma”, no sentido de “a Verdade” ou “Lei/ordem da Realidade”. Também é utilizado para se referir aos ensinamentos do Buda que nos habilita a despertar par aa verdade. “Ho” pode ainda significar dharma (com d minúsculo), no sentido dos elementos transitórios físicos, mentais e espirituais que compõe nossas vidas; que quer dizer “fenômenos”. Geralmente, o Maravilhoso Dharma, ou “Verdadeiro Dharma”, refer-se à verdadeira natureza da vida e da realidade. Esta realidade verdadeira significa que nada existe independentemente; ou seja, que todas as coisas são interdependentes. Do ponto de vista da iluminação do Buda, todas as coisas, seres ou fenômenos, qualquer coisa que venha a surgir no mundo e no universo, apenas surge através da relação com todas as outras coisas e todos os outros eventos. Sendo mais específico, o Maravilhoso Dharma (myoho) é o Dharma que é ensinado no Sutra do Lótus em si.

Renge significa “Flor do Lótus”, que é o que na verdade traduz os respectivos caracteres Ge e Ren. A flor do lótus é rica em simbolismos dentro do budismo. No budismo Nichiren dois aspectos são particularmente enfatizados. O primeiro é a unificação da causa e consequência, a natureza simultânea da aspiração pela iluminação e sua realização. A flor do lótus simboliza isto porque flores e sementes são produzidas ao mesmo tempo. Ao recitar o Odaimoku, nós expressamos ambas, a nossa aspiração pela iluminação – a semente do despertar para o Maravilhoso Dharma – e também nossa devoção desperta para o Maravilhoso Dharma – o florescimento da iluminação. O segundo aspecto é o florescimento puro da iluminação que surge através das contaminações da vida comum e que são transformadas pelo poder da prática budista. Do mesmo modo, a flor do lótus nasce pura acima da lama e da água a partir dos quais ela tira seu sustento. Por ilustrar estes dois aspectos-chave, a flor do lótus é um símbolo particularmente importante para o budismo Nichiren.

Kyo significa “sutra”. Sutra é uma palavra em sânscrito que representa “enredo/trama de discursos”, originalmente da palavra pali, sutta, que significa simplesmente “trama”. A palavra Sutra é utilizada em inglês, português e outras línguas para designar os discursos dados pelo Buda ou por algum de seus principais discípulos. No contexto do Odaimoku, nos referimos a todos os ensinamentos do Buda contidos no Sutra do Lótus que unifica e aperfeiçoa todos eles. De forma mais geral, devido a todos os fenômenos expressarem o Dharma, podemos dizer que kyo representa todo o universo como uma manifestação real da verdade ensinada pelo Sutra do Lótus.

Devemos deixar claro que o Odaimoku é mais que simplesmente o título do Sutra do Lótus. Nem mesmo recitar o Odaimoku deve ser visto pelo budismo Nichiren como meramente um veículo de concentração ou uma prática de mantra para conseguir benefícios. O Odaimoku é uma expressão da fé do praticante e o contentamento nos ensinamentos do Buda contidos no Sutra do Lótus, o ensinamento que a iluminação não é apenas um potencial dentro de todas as nossas vidas mas uma presença ativa nos liderando para o despertar a cada momento. O Odaimoku é como uma semente que nós plantamos dentro das nossas vidas. Continuando a recitar Namu Myōhō Renge Kyō como nossa prática essencial e diária, nós nutrimos esta semente para que enfim a sabedoria e a compaixão da iluminação possa florescer dentro de nós e dentro de todos os seres vivos.

Texto traduzido do livro “Lotus World: an illustrated Guide to the Gohonzon” escrito pelo rev. Ryuei Shonin da Nichiren Shu América.

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