por Reverendo Sensho Komukai
O Dr. Saburo Yamada (1869-1965) nasceu na região da Prefeitura de Nara em 1869. Após obter o título de mestre em direito pela Universidade de Tóquio aos 30 anos de idade, ele seguiu para o exterior para estudar Direito Internacional nas Universidades de Heidelberg na Alemanha e Sorbonne na França. Ao retornar para o Japão em 1901, ele foi nomeado como professor da Faculdade de Direito da Universidade de Tóquio e se tornou uma autoridade líder no campo do direito internacional.
Em 1904, casou-se com a Sra. Shigeko Egawa, membro de uma antiga e respeitável família em Izu. Em meados do século XIII, Hidechika Egawa, o 16º chefe da família Egawa, serviu como governador local em Izu. Certo dia, ele ouviu falar de um sacerdote banido chamado Nichiren, que curou o senhoril de uma febre maligna de origem desconhecida através de suas orações. Hidechika convidou Nichiren Shonin para ir a sua casa para aprender seus ensinamentos e tornou-se seu devoto. Desde então, a fé da família Egawa em Nichiren Shonin tem sido mantida até o presente.
Durante uma visita a casa da família Egawa, Dr.Yamada notou um talismã que estava colocado em um quarto no andar superior. “O que é isto?” Shigeko respondeu: “Isso é um talismã para evitar incêndios. Nichiren Shonin o escreveu de próprio punho. Nunca houve um incêndio nesta casa, graças à maravilhosa eficácia do talismã.” “Estou muito honrado em ouvir esta história. Você tem algum livro ou sutras com referências a Nichiren Shonin?” Foi assim que o Dr. Yamada começou a se dedicar aos estudos dos escritos de Nichiren Shonin. Quanto mais ele aprendia e entendia os ensinamentos do Sutra do Lótus, mais interessado ele ficava pelos ensinamentos de Nichiren e admirado por sua personalidade carismática. Dr. Yamada formou uma associação chamada Hokke-kai para que as pessoas comuns pudessem ter acesso ao Sutra do Lótus e aos ensinamentos de Nichiren Shonin.
Em 1922, ele ouviu um relato chocante de que alguns dos escritos existentes de Nichiren Shonin estavam desaparecidos de um cofre armazenado no Templo Hokekyoji. “Esse é um assunto sério. Nichiren se empenhou muito em seus escritos. Existem outros grandes escritos, como o Rissho Ankoku-ron e o Kanjin Honzon-sho no Templo Hokekyoji. Se estes forem perdidos, isso será uma catástrofe para todos nós! Um caso tão deplorável como este, não deve acontecer novamente. Um depósito seguro deve ser construído o mais rápido possível.” Em seguida, Dr. Yamada pessoalmente se envolveu em atividades para angariar fundos por meios jurídicos e financeiros. Ele também recorreu à arquitetos de primeira linha por ajuda. Uma vez iniciada a construção, levou-se cinco anos até a conclusão da obra inteira. Finalmente, em 1931, um depósito de tesouros chamado Santuário de Ensinamentos Sagrados, Shogyo-den em japonês, estava terminado.
Anualmente, em 3 de novembro, com o clima propício, a porta do depósito é aberta para inspeção das obras, levantamento de defeitos ou danos e arejamento interno. É necessário usar quatro chaves para abrir a porta do depósito. Uma das quatro chaves é mantida e gerenciada pela Associação Hokke-kai. Isto é um gesto de homenagem ao Dr. Saburo Yamada, que dedicou um tanto de sua vida à construção do Shogyo-den.
(*) Texto original publicado no Nichiren Shu News em abril de 2022.
Tradução da Sangha Hokekyoji Nichiren Shu Brasil
free vector
No Comments to "Como a devoção de um homem levou à criação do Santuário de Ensinamentos Sagrados no Templo Hokekyoji"