Nichiren Shonin escreve em sua “Carta sobre o Imperador Sushun”, “A essência de praticar o Sutra do Lótus é mostrado no capítulo ‘Bodhisattva que jamais despreza’. Medite no porquê do Bodhisattva que jamais despreza, se curvar nas ruas aos transeuntes. O verdadeiro propósito para Buda Sakyamuni surgir neste mundo foi de ensinar como devemos nos comportar no dia a dia. Considere bem isto. Os sábios são chamados de seres humanos, enquanto os tolos são tratados como bestas”.
Buda está dizendo que sem uma sincera reverência para com os outros, não se pode dizer que se pratica o Sutra do Lótus. O Sutra de Lótus descreve o Bodhisattva Jamais Desprezar como segue: Após o primeiro Buda Rei da Voz Poderosa entrar no Nirvana, durante a Era do Dharma Semelhante, vivia um bodhisattva chamado Jamais Desprezar, que se curvava em veneração e louvava com gassho (mãos em prece) todos aqueles que ele encontrava, dizendo: “Eu os respeito profundamente. Não os desprezos. Por que isto? É porque vocês são capazes de praticar o caminho para se tornarem Budas”.
No entanto, naquela época havia muitas pessoas arrogantes, que não entendiam o que Jamais Desprezar estava fazendo. Quando o viam, eles diziam: “Aquele monge voltou novamente. Ele nos assegura que nos tornaremos Budas. Nós não precisamos de falsa garantia de nosso futuro estado de Buda”. Então, elas o atingiam com paus, pedaços de madeiras, telhas ou pedras.
Embora ferido, Jamais Desprezar não sentia raiva. Ele se distanciava repetindo em voz alta: “Eu não os desprezo nem os odeio.” E ainda dizia: “Vocês se tornarão Budas”, com gassho (mãos em prece) para todas as pessoas. Ele manteve esta prática até estar próximo de morrer.
Quando Jamais Desprezar estava prestes a morrer, ouviu-se a voz do Buda Rei da Voz Poderosa vinda do céu, expondo o Sutra do Lótus. Ainda que ele não tivesse qualquer conhecimento sobre isso, Jamais Desprezar compreendeu imediatamente. Então, pelo poder do Sutra do Lótus, ele purificou seus seis sentidos, prolongou sua vida e obteve o grande poder da eloquência e tranquilidade para guiar inúmeros seres vivos.
Buda Shakyamuni conclusivamente diz neste capítulo, “O Bodhisattva Jamais Desprezar, naquele tempo, não era ninguém além de mim mesmo. Confiante no Sutra do Lótus, alcancei o estado budico rapidamente.”
Tornar-se um bodhisattva é ter uma mente de compaixão, compartilhando os problemas dos outros, enquanto se procura soluções através da lei de causas e efeitos. Sem uma mente de amor e compaixão para com os outros, não podemos ser bodhisattvas.
Texto publicado no Nichiren Shu News em outubro de 2005 escrito pela Reva. Myoho Ishimoto
Tradução da Sangha Hokekyoji da Nichiren Shu Brasil em janeiro de 2022.
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