por Rev. Daiei Matsui da Nichiren Shu Shimbun e Rev. Chishin Hirai
Alguns dizem que se sentem deprimidos sempre que assistem a programas de notícias hoje em dia. Eles se sentem cada vez menos motivados. Em toda parte, na TV e nos jornais, há relatos de mais vítimas do COVID-19 diariamente. Isso alimenta a ansiedade das pessoas. Alguns dizem que o governo não está fazendo nada pelo povo. Então, as pessoas estão ficando mais insatisfeitas. Alguns dizem que não podem acreditar no governo. Portanto, há uma crescente desconfiança. Com toda essa ansiedade, insatisfação e desconfiança, há uma grande confusão.
A mídia se concentra em como evitar a infecção pelo vírus. As pessoas pensam que estão bem. Quando são solicitadas a usar o autocontrole e ficar em casa, reclamam e ficam ofendidas por serem forçadas a serem pacientes. Em épocas como esta, é particularmente importante aprender os ensinamentos do capítulo 20 do Sutra de Lótus, “Bodhisattva Jamais Desprezar”. O “Bodhisattva Jamais Desprezar” se curvava, mãos em gassho, sempre que encontrava pessoas. Ele sempre disse que nunca desprezava os outros, porque eles praticariam o Caminho dos Bodhisattvas e se tornariam Budas. O “Caminho do Bodhisattva” que ele recomenda é fazer algo pelos outros.
O que podemos fazer pelos outros hoje? Mesmo se não soubermos se temos o vírus, devemos agir como se o tivéssemos. Portanto, nossa prática é simplesmente “Não dê o vírus a outras pessoas”. Em outras palavras, não transmitir o vírus a outras pessoas é praticar o Caminho do Bodhisattva. Somos solicitados a praticar o autocontrole repetidamente. Essa restrição, se a fizermos apenas por nós mesmos, ela nos estressará. Consequentemente, nos cansaremos dela e a odiaremos. Mas, praticar o Caminho do Bodhisattva não é exercitar a contenção. É uma ação positiva com determinação para se tornar Budas. “Nós confiamos em vocês. Não vamos passar esse vírus para outras pessoas.” É isso o que devemos fazer agora. É esse o Caminho do Bodhisattva. Todos os ministros, membros e seguidores da Nichiren Shu precisam proclamar em nossas Sanghas que “a determinação de não transmitir o vírus a outras pessoas”, com o ensino do “Bodhisattva Jamais Desprezar”, reduz a ansiedade das pessoas enquanto lutamos juntos contra o vírus.
(*) Artigo publicado no Nichiren Shu News em junho de 2020 e tradução pela Equipe de Tradução da Nichiren Shu Hokekyoji Brasil.
free vector
No Comments to "Praticando o caminho do bodhisattva neste momento de crise"