Por Rev. Yodo Okuda

A escola de Nichiren Shonin pode ser dividida em vários grupos. Mas, até 1879, a Nichiren Shu era uma só (Tendai-shu, Shingon-Shu, Jodo-Shu, Zen-shu, Jodo-shinshu, Ji-shu e Nichiren-shu, essas eram as sete escolas admitidas pelo governo japonês).

Na Nichiren Shu, já existiam várias linhagens, mas se chamava “Nichiren-shu linhagem xxx”, onde xxx era o nome do patriarca da linhagem ou nome do lugar onde o grupo nasceu.

Já se passaram quase 800 anos desde a época de Nichiren Shonin, então a história é muito comprida, por isso é muito difícil de esclarecer tudo. É necessário visitar a biblioteca do templo principal e ficar trancado para poder pesquisar todos os livros de história. Mas, nesta oportunidade eu gostaria de explicar um pouco sobre minha linhagem e sobre o patriarca da minha linhagem.

法脈 (Hō myaku, literalmente veia do Dharma) de Nichiren Shu, pode se dividir genericamente em sete linhagens, seis dos discípulos principais e a linhagem de Nichijo (naquela época que Nichiren Shonin entrou no Nirvana, existiam mais linhagens, mas depois algumas linhagens se juntaram). O nome da minha linhagem é 勇通師法縁 (Yū Tsū Shi Bōen). O patriarca dessa linhagem é o Rev. Nichiyū Shonin e seu discípulo Rev. Nittsū Shonin. Seguindo a linhagem dos dois, chegamos a Nikō Shonin (日向), o 2º patriarca de Minobu (um dos seis discípulos principais).

Nikō Shonin deu origem à duas linhagens, uma Minobu e a outra se chama Mobara. A minha linhagem é Minobu.

日勇上人 (Nichiyū Shonin)

Em 1477 o Templo Myoden-ji (妙伝寺) foi construído por 円教院日意 (Enkyoin Nichi-i) em Quioto, e junto com o seu mestre, 行学院日朝 (Gyogakuin Nicchō), consagraram no templo, por desejo dos praticantes do Oeste do Japão, algumas relíquias de Nichiren Shonin.

O templo Myoden-ji tem ainda uma estátua de 七面天女 (Shichimen Tennyo) esculpida da mesma madeira da estátua que fica em Shichimenzan, perto de Minobu.
Por esses motivos, Myoden-ji se chama também 西身延(Nishi Minobu= Minobu do Oeste).

Nichiyū Shonin se tornou o 14º Abade deste templo. Ele era muito talentoso e famoso, recebendo da Família Imperial do Japão um kesa dourado. Ele construiu um templo chamado Gokoku-ji (護国寺) e nesse templo estabeleceu um Danrin (uma escola para monges noviços) chamado 山科檀林 (Yamashina-danrin).

日通上人 (Nittsū Shonin)

Nittsū Shonin nasceu em 1614 em Quioto, se tornou discípulo de Nichiyū e estudou em Yamashina-danrin. Tornou-se Diretor do Danrin e Abade do templo Gokoku-ji em 1648 permanecendo neste cargo até 1661. Durante a sua época, o Danrin teve um grande crescimento. Em 1665 ele se tornou chefe do templo Myoden-ji onde teve muitos discípulos. Nesta época o 飯高檀林 (Iidaka Danrin) era conhecido como o melhor Danrin do Japão, mas estava sem Diretor e sem candidatos para assumir o posto. Então, Nittsū Shonin foi muito recomendado para assumir a direção desse Danrin e todos concordaram com a ida dele para lá.

Em 1668 ele se tornou o 20º chefe de Ikegami Honmon-ji (onde Nichiren Shonin faleceu) em Tóquio e em 1672 se tornou o 30º Abade de Kuonji em Minobu, permanecendo no posto por oito anos. Nesse período, ele reformou o templo e reconstruiu muitas coisas, colocando em prática vários projetos. Em 1679, no dia 11 de fevereiro, quando ele estava com 66 anos, veio a falecer.

Os discípulos de Nittsū Shonin eram muito talentosos e formaram uma linhagem a chamando de 通師法縁 (Tsū Shi Bōen), mas como Nittsū respeitava muito o seu mestre Nichiyū Shonin, colocou o nome de seu mestre na linhagem também, por isso atualmente se chama 勇通師法縁 (Yū Tsū Shi Bōen). Hoje em dia, essa linhagem é o maior grupo da Nichiren Shu.

Atualmente eu deixei os meus discípulos Yotatsu Chiamulera e Yoei Petriw e desejo que os dois propaguem na América do Sul e espalhem a nossa linhagem. Vocês com certeza estão conectados com Nikō Shonin.

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