Por Rev. Yodo Okuda

Existem algumas hipóteses sobre quando e quais foram os motivos que levaram Rencho 蓮長 mudar seu nome para Nichiren 日蓮. Um doutor em budismo afirma que isso aconteceu antes do Rikkyo Kaishu 立教開宗 (fundação da escola de Nichiren em 28 de abril de 1253) e outro fala que foi depois. Mas, a maioria diz que quando Nichiren foi excomungado pelo seu mestre em 1253, ele trocou seu nome de Rencho para Nichiren.

A primeira vez em que a assinatura “Nichiren” apareceu em um Gosho autêntico foi em 富木殿御返事 Tokidono Gohenji, escrito no dia 09 de dezembro de 1253, então, desde esse dia, com certeza, ele já havia passado a se chamar Nichiren.

Nichiren Shonin escreveu a razão pela qual escolheu esse nome em 寂日房御書 Jakunichibo Gosho:

A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé, céu, nuvem e atividades ao ar livre

“Eu me chamo Nichiren, porque eu compreendi perfeitamente o ensinamento do Buda. Isto pode soar como se eu pensasse que eu sou sábio, mas há razões específicas para o que eu digo. No Capítulo Jinriki-hon do Sutra do Lótus consta 如日月光明。能除諸幽冥。斯人行世間。能滅衆生闇(nyo nichi ga kkō myō, nō jo sho yū myō, shi nin gyō se ken, nō metsu shu jō an)’Tal como a luz do sol e da lua dissipam toda a obscuridade e penumbra, assim esta pessoa na sua passagem pelo mundo consegue limpar toda a escuridão dos seres viventes’. Nós precisamos analisar cuidadosamente essa passagem. 斯人行世間(shi nin gyō se ken) ‘Assim esta pessoa na sua passagem pelo mundo’, esses cinco caracteres querem dizer que o Bodhisattva Práticas Superiores aparecerá nos primeiros quinhentos anos da Era do Declínio do Dharma e vai eliminar a escuridão da ignorância e dos desejos mundanos de todas as pessoas através a luz de Myoho Renge Kyo. Eu Nichiren, eu estou propagando o Sutra do Lótus e convertendo às pessoas ao Sutra do Lótus porque sou enviado pelo Bodhisattva Práticas Superiores.”


Pelo que Nichiren Shonin escreveu, ele mesmo escolheu o nome Nichiren. Também em 四条金吾女房御書 Shijo Kingo Nyobo Gohenji consta: “Não há nada mais brilhante do que o sol e a lua. Não há nada mais puro que a flor de lótus”.

Nichiren Shonin se baseou no Capítulo 15 do Sutra do Lótus. 不染世間法。如蓮華在水(Fu zen se ken bo, Nyo ren ge zai sui), “impolutos pelas coisas mundanas como a flor do lótus sobre a água”.

日月 Nichigatsu, indica a luz que ilumina a escuridão da Era do Declínio do Dharma. 斯人 Shinin indica a pessoa que é o líder da Era do Declínio do Dharma. 蓮華 Renge, a Flor de Lótus, que floresce no pântano, indica os Bodhisattvas da Terra.

Então, o nome “Nichiren” é uma declaração de que ele seria a luz do mundo Saha e um juramento seria o pilar deste mundo, os olhos deste mundo e a grande embarcação deste mundo.

Nichiren Shonin disse que compreendeu profundamente o ensinamento do Buda e baseado nessas duas fases, 如日月光明。能除諸幽冥。斯人行世間。能滅衆生闇 e 不染世間法。如蓮華在水, pode-se dizer que ele estava consciente de que era um Bodhisattva da Terra. Portanto, nós podemos saber qual era a determinação de Nichiren Shonin em espalhar o Odaimoku pelo mundo.

free vector