Por Rev. Kosei Uchida

O budismo foi introduzido no Japão em meados do século 6 da era comum. Os escultores que esculpiram estátuas budistas entraram no Japão pela Península Coreana a partir do continente chinês. Desde então, esses escultores foram chamados de “busshi” no Japão.

Yasutsugu Tomoyoshi, começou a esculpir estátuas budistas aos 16 anos de idade. Ele executou trabalhos de restauração em 1973, na estátua do nosso fundador, no Butsuden, um Santuário Budista, localizado entre o Salão Ossuário do Fundador e o Salão de Recepção do Templo de Minobusan Kuonji. Prestes a iniciar o trabalho de restauração, ele foi diagnosticado com câncer. Sua condição física tornou-se tão precária, que muitas vezes, ele ficava confinado a cama. Ele inexplicavelmente completou o trabalho de restauração. “Nichiren Shonin salvou minha vida. Minha esperança sincera de completar o trabalho de restauração pode tê-lo alcançado”, comentou Tomoyoshi.

Cerca de uma década depois, Tomoyoshi foi contratado para esculpir uma estátua de Nichiren Shonin para o Salão Principal do Templo Minobusan Kuonji. Tomoyoshi esculpiu 5.000 estátuas de Nichiren Shonin durante mais de 30 anos. Porém, ele decidiu se dedicar mais a esta estátua, porque ele sabia que as pessoas com profunda fé no Budismo Nichiren Shu visitariam Minobusan respeitosamente para orar de mãos juntas (gassho) diante da estátua.

A estátua de Nichiren Shonin seria colocada no altar, a cerca de 4,5 metros de altura, ou 15 pés, acima do nível dos olhos. Com um cinzel em mãos, ele visitou templos como o Templo Ikegami Honmonji para sentar-se cara a cara com outras estátuas. Ele tentou esculpir no ar como se cortasse os olhos e o nariz. De acordo com Tomoyoshi, a tarefa mais difícil era inserir a expressão dos olhos na estátua. Isto porque deve-se prestar muita atenção para manter ambos os olhos do mesmo tamanho e na mesma posição, e escolher a melhor cor de tinta preta. Tomoyoshi disse: “Estou profundamente grato por esta oportunidade maravilhosa. Olhos bem abertos são característicos de Nichiren Shonin. Você pode olhá-lo nos olhos diretamente da área pública de cerimonial no salão principal. Tentei esculpir uma estátua do nosso fundador, transbordando  compaixão e confiabilidade, para que possamos fazer aspirações ou desabafar qualquer preocupação com ele”.

A estátua de Nichiren Shonin mede em torno de 2,6 metros, mais de 8 pés de altura. Foi colocada no salão principal do Templo Minobusan Kuonji em 10 de setembro de 1983, quando Tomoyoshi, um grande busshi, estava com 72 anos de idade.

(*) Texto publicado no Nichiren Shu News em junho de 2021. Tradução da Sangha Hokekyoji da Nichiren Shu Brasil em dezembro de 2021.

free vector