por Reverendo Nissho Kanno, Arcebispo da Nichiren Shu

“Visto que a compaixão de Nichiren é infinita, Namu Myoho Renge Kyo, se espalhará por 10 mil anos e para sempre…” (Ho-on sho)

Este é um trecho do memorial, escrito e dedicado por Nichiren Shonin à Dozen-bo , mestre de nosso Fundador quando ele ingressou no sacerdócio. “Compaixão de Nichiren” não significa a compaixão pessoal de Nichiren Shonin.

Significa a compaixão atribuída à Jogyo Bosatsu ou Bodhisattva Práticas Superiores, a quem Buda Shakyamuni, delegou a missão de difundir o Sutra do Lótus em épocas posteriores.

Portanto, podemos entender que o Odaimoku, Namu Myoho Renge Kyo, nos foi transmitido  por Buda Shakyamuni, através de Nichiren Shonin, como o representante consciente de Jogyo Bosatsu.

Transcendendo o tempo e espaço, o Odaimoku nos conecta ao próprio Buda Shakyamuni, que apareceu neste mundo há 2.500 anos. À medida que ficarmos cientes desse vínculo, geração após geração, o Odaimoku se espalhará infinitamente.

Expressando nossa gratidão a Nichiren Shonin, recitamos e encorajamos outros a recitar o Odaimoku, aumentando assim o mérito do Odaimoku.

Nota do Editor: Dozen-bo (?-1276) foi um sacerdote do Templo Seichoji, Awa, atual Prefeitura de Chiba, e se tornou mestre de Nichiren Shonin, assim que nosso Fundador tomou seus votos de sacerdote, aos 11 anos de idade, no seu templo em 1233.

Após nosso Fundador declarar sua fé no Sutra do Lótus, no 28º dia, do quarto mês, em 1253 no Templo Seichoji, Dozen-bo ajudou Nichiren Shonin a escapar do Templo Seichoji antes que ele fosse capturado por Tojo Kagenobu e seus homens. Segundo outra versão deste caso, Dozen-bo obedeceu a ordens do governante local e expulsou nosso Fundador do templo.

Dozen-bo não converteu sua fé ao Sutra do Lótus, mesmo após Nichiren Shonin tê-lo convencido, e manteve sua antiga prática em seu templo até falecer. Após receber a notícia do falecimento de seu antigo mestre, Nichiren Shonin dedicou-lhe um escrito e fez com que fosse lido em frente ao túmulo de Dozen-bo.

(*) Texto publicado no Nichiren Shu News em junho de 2012 e tradução da Sangha Hokekyoji da Nichiren Shu Brasil em novembro de 2021.

free vector