O Sutra de Lótus é um dos principais textos budistas, mas para o leitor não-budista, pode fazer pouco ou nenhum sentido.

Jacqueline Stone e Donald S. Lopez Jr.(Illustração por Agata Nowicka)

Conhecido como o “Rei dos Sutras”, o Sutra do Lótus é um dos textos mais influentes do Budismo do Leste Asiático. Como base bíblica para a tradição Tendai, a forma dominante de budismo no Japão medieval, ela influenciou fortemente as escolas em desenvolvimento da época, incluindo Nichiren, Terra Pura e Budismo Zen. Séculos depois, os ensinamentos do Lótus são igualmente fundamentais para as contrapartes dessas escolas no Ocidente, algo que os praticantes contemporâneos muitas vezes desconhecem.

Registrado pela primeira vez na Índia no século I a.C., o Lótus continuou a evoluir nos três séculos seguintes. Ele veio a ser entendido por seus adeptos como o ensinamento final do Buda e, como o “único veículo” (sânsc., Ekayana), alegou incluir e substituir todos os ensinamentos anteriores. Os princípios fundamentais do Lótus, como a noção de que a iluminação está disponível para todos e sua ênfase nos ensinamentos anteriores como meios habilidosos, passaram a caracterizar o Budismo Mahayana no Leste Asiático.

Com suas narrativas extravagantes e enigmáticas, o Lótus é um texto que muitos leitores podem achar assustador, mas esse não precisa mais ser o caso. Em “Dois Budas Sentados Lado a Lado: Um Guia para o Sutra de Lótus”, os estudiosos Jacqueline Stone e Donald Lopez Jr. tornam este texto sagrado acessível com um guia capítulo por capítulo, cobrindo as origens das escrituras, sua evolução e sua influência definidora sobre escolas posteriores.

Batizado com o nome de uma cena icônica do sutra em que dois budas – uma afirmação radical sobre a pluralidade da budeidade – sentam-se juntos em uma estupa de joias, o livro traça as muitas iterações do Sutra do Lótus, com ênfase especial em um de seus intérpretes e proponentes mais famosos, o sacerdote budista japonês Nichiren (1222–1282 d.C.).

Lopez e Stone expandem sua interpretação da obra para uma discussão mais ampla de como as religiões evoluem para conciliar as realidades contemporâneas de seus adeptos. A seguir, Lopez e Stone falam sobre Dois Budas em uma entrevista de podcast no outono passado.

________________________________________

Lopez, o ilustre professor de estudos budistas e tibetanos da Universidade Arthur E. Link, e Stone, que recentemente se aposentou de sua posição como professora de religião japonesa na Universidade de Princeton, são dois dos principais estudiosos dos estudos budistas.

—James Shaheen

Por que deveria, digamos, um praticante Zen ler o Sutra do Lótus?

Jacqueline Stone: Na minha orientação é que a prática só será aprimorada pelo entendimento doutrinário e histórico. Mas, além disso, o Sutra do Lótus tem sido um dos textos budistas mais influentes na Ásia Oriental.

Como assim?

A tradição Tendai (chinesa, Tiantai) [amplamente reverenciada na China, Coréia e Japão], por meio de seu abraço do Lótus, moldou as abordagens da Terra Pura, Zen e Nichiren para a prática. O Sutra do Lótus afirma que todos os ensinamentos estão englobados em um único veículo, que a verdade realizada pelo Buda é inerente a todas as coisas e que o estado de Buda está aberto a todos influenciaram o pensamento budista em todas as denominações.

Na cultura religiosa oriental mais ampla, as metáforas e parábolas do Sutra do Lótus – como as três carroças e a casa em chamas, a gema e o manto e a história do grande médico – são importantes para a arte e a literatura budistas. Essas imagens são representadas repetidamente, retrabalhadas em contos, poesia e drama. E os dois budas sentados lado a lado dentro de uma estupa flutuando no ar – da qual tiramos o título de nosso livro – aparecem frequentemente em pinturas e esculturas budistas do Leste Asiático. Eu acho que qualquer que seja a persuasão particular de alguém – seja um praticante Zen, um devoto da Terra Pura ou um seguidor de Nichiren – eles aprenderão mais sobre sua própria tradição com a exposição a este texto.

Como as parábolas são usadas para ensinar no texto?

Donald Lopez: O Lótus é mais famoso no Ocidente por seu ensino veículo único, que é retratado em várias parábolas do sutra, mais notavelmente na parábola da casa em chamas.

Os filhos de um pai rico estão brincando em uma casa grande quando começa um incêndio. As crianças estão tão absortas em seus jogos que não prestam atenção aos apelos de seu pai para sair. É um incêndio grande. Não há tempo para ele entrar e tirá-los um por um. Ele diz a eles: se vocês saírem, eu tenho algumas carroças para vocês. Há uma carroça puxada por um cervo, uma carroça puxada por uma ovelha e uma carroça puxada por um boi. Isso chama a atenção das crianças e todas elas saem, mas encontram apenas uma carroça puxada por um grande boi branco. No entanto, eles estão muito felizes por ter este veículo lindamente adornado, muito mais grandioso do que qualquer um que seu pai havia prometido originalmente.

O Sutra do Lótus foi um dos textos budistas mais influentes do Leste Asiático

“E então o Buda diz: Eu sou o pai, todos os seres sencientes são meus filhos, e para fazê-los fugir da conflagração do samsara, o reino do renascimento, digo a eles que existem três veículos para a salvação. Um é o veículo do shravaka, ou discípulo; outro é o veículo do pratyekabuddha, ou o iluminado solitário; e o outro é o veículo do bodhisattva. Mas, na verdade, há apenas um: o único grande veículo, o buddhayana, o veículo de Buda; ou ekayana, o único veículo que leva todos os seres ao estado de Buda.”

Esta é a parábola mais famosa entre muitas no Sutra do Lótus, porque ensina que realmente existe apenas um veículo e que todos se tornarão um bodhisattva e, em seguida, um buda em vez de um arhat, o objetivo do que os estudiosos chamam de “budismo tradicional”, hoje representado pelo Theravada.

Representação do Sutra de Lótus em um pergaminho criado c. 1636 no Japão

O Sutra do Lótus não nega que o Buda ensinou as quatro nobres verdades, o caminho óctuplo e assim por diante. Todas essas coisas são aceitas. A tradição anterior não é rejeitada de forma alguma; é simplesmente reinterpretado.

Depois de contar a parábola da casa em chamas, o Buda fez uma pergunta a seu discípulo Shariputra: O pai mentiu quando disse aos filhos que havia três veículos? Isso era uma falsidade? E Shariputra diz: Não, porque ele queria salvar a vida de seus filhos amados. Ele usou este dispositivo conveniente para tirá-los.

Você pode dizer mais sobre esse termo, “dispositivo expediente”?

JS: “Dispositivo expediente” ou “meios habilidosos” – existem várias traduções. Esta é a ideia de que o Buda tem sabedoria para avaliar a capacidade das pessoas a quem se dirige e se expressar de uma forma que possam compreender. E então, de certa forma, poderíamos dizer que todos os ensinamentos do Buda são meios convenientes porque foram dirigidos a pessoas específicas em momentos específicos e funcionaram para essas pessoas naquele momento. O Sutra do Lótus faz essa afirmação. Mas, por trás de todos esses ensinamentos, diz-se, há um objetivo unificado: em última análise, eles estão conduzindo as pessoas em direção a um único objetivo – o próprio estado de Buda.

Então, há uma estratégia polêmica aqui, certo?

JS: Com certeza. Este é o Budismo Mahayana, que estava se posicionando contra a corrente principal do Budismo. E assim, temos aqui uma tremenda revisão de toda a tradição recebida.

O que você quer dizer quando usa o termo budismo “dominante”?

DL: O que estamos tentando nomear é a tradição do budismo antes do início do Mahayana, o que provavelmente ocorreu vários séculos após a morte do Buda. Agora sabemos com alguma certeza que o Mahayana, apesar de sua grande fama no Leste Asiático, permaneceu uma tradição de minoria ao longo de sua longa história na Índia. Todo o resto nós apenas chamamos de “mainstream”. Essas escolas tradicionais, das quais havia muitas, tendiam a rejeitar os sutras Mahayana, dizendo que não eram a palavra de Buda. Eles mantiveram o nirvana do arhat como o ideal. Isso não quer dizer que eles não falaram do bodhisattva. Em vez disso, eles viam o bodhisattva como a rara figura que abre mão do caminho do arhat para seguir o caminho mais longo do bodhisattva. O Lótus diz que o nirvana do arhat não existe em última instância e que todos os seres podem se tornar bodhisattvas e, portanto, budas.

JS: O Sutra de Lótus exalta o caminho do bodhisattva como um caminho que todos devem seguir para se tornar um Buda. Os compiladores – praticantes do Mahayana – enfrentaram a difícil tarefa de explicar por que o próprio Buda não ensinou isso, então, em vez de oferecer o caminho do arhat que leva ao nirvana pessoal, a extinção do desejo e a parada da roda de renascimento.

A resposta do Sutra de Lótus, novamente, é que o Buda pregou para diferentes pessoas de acordo com sua capacidade, mas subjacente a esses diversos ensinamentos estava sua intenção final: conduzir todos ao único objetivo do estado de Buda.

Por que não vamos um pouco mais longe: o que o Sutra do Lótus faz para se legitimar ou para se dar autoridade?

JS: O Lótus se posiciona como o ensino supremo do Buda. E faz isso de várias maneiras. Em primeiro lugar, é apresentado como o ensinamento final do Buda. Ele está prestes a entrar no nirvana e então prega o sutra.

No capítulo de abertura, há uma cena em que o Buda emerge da meditação e as flores caem do céu e a terra treme. O bodhisattva Maitreya, que deveria ser o próximo Buda e, portanto, deve ser extremamente sábio, não sabe o que está acontecendo, então ele pergunta ao bodhisattva Manjushri mais experiente o que está acontecendo. Manjushri relembra uma cena de insondáveis ​​kalpas [eras] atrás, na era de outro Buda. Pouco antes de aquele buda entrar no nirvana, os mesmos sinais apareceram, e imediatamente depois ele pregou o Sutra da Flor do Lótus do Dharma Maravilhoso. Isso é o que Shakyamuni vai fazer agora.

Portanto, o Lótus se posiciona tanto como o ensinamento final quanto como um que é mais antigo do que qualquer coisa registrada na tradição budista. E o mais interessante é que ela se refere repetidamente a si mesma no decorrer do texto. É um ator em seu próprio roteiro, se você quiser.

O Sutra do Lótus escrito em um pergaminho criado c. 1636 no Japão

Então, como essa ideia – de que o Lótus era seu ensinamento final – foi recebida?

DL: Houve muitos na Índia que rejeitaram a afirmação de que os sutras Mahayana eram a palavra de Buda. Grandes eruditos como Nagarjuna, Bhaviveka e Shantideva escreveram defesas do Mahayana ao longo dos séculos, portanto sabemos que as críticas nunca foram embora.

Mas o Sutra do Lótus também se legitima de outras maneiras. Claro, a crítica dominante seria: Se o Buda ensinou isso, por que não temos nenhum registro de que isso foi ensinado? Se o Buda ensinou isso, por que não está no Tripitika, o cânone previamente aceito?

Existem maneiras de legitimar que não se baseiam na questão histórica se isso foi ou não foi pregado por Buda.

Quando o Buda está prestes a pregar o Sutra do Lótus, ele diz: “Agora vou começar a ensinar. Vou te ensinar algo que nunca ensinei antes. Vou revelar o verdadeiro ensino. ” Cinco mil monges e freiras se levantam e saem. O Buda não os impede.

O sutra está, portanto, dizendo que cinco mil monges e freiras não o ouviram pregar e, portanto, eles não sabem sobre isso. Para os defensores do sutra, essa passagem fornece uma razão pela qual tantos afirmam que o Lótus não foi ensinado pelo Buda; eles estavam entre os que o abandonaram quando ele começou a ensiná-lo.

Isso é muito inteligente. Em seu novo livro, “Dois Budas Sentados Lado a Lado”, estamos olhando para duas coisas diferentes: o sutra como ele chegou até nós desde o tempo de sua composição, cerca de trezentos ou quatrocentos anos após o Buda, e então os séculos de interpretação que se seguiram. Então, se eu ler o Sutra do Lótus, não vou pegar o que Nichiren [1222–1282 dC] extrapolou dele centenas de anos após sua composição.

JS: Certo. Essa foi precisamente uma das razões para fazer o livro. Por um lado, é um guia capítulo por capítulo do Sutra do Lótus – um texto que fala em imagens míticas em vez de discursar, por isso é muito difícil de lê-lo diretamente, sem uma explicação mais aprofundada. Ao mesmo tempo, concebemos isso como um estudo de interpretação religiosa – como as pessoas reimaginam ou reconfiguram suas tradições em resposta às mudanças nas circunstâncias. Parte do livro, então, examina a maneira como Nichiren, cerca de mil anos depois, no extremo oposto da Ásia, pegou o Sutra do Lótus e a longa tradição de sua interpretação e os retrabalhou para atender às necessidades de seu tempo. Concebemos o livro como uma introdução ao problema de como as religiões se mantêm vivas e se reajustam às novas circunstâncias.

Na era moderna, enfrentamos a exposição a todos os tipos de crenças diferentes, e não há realmente uma boa razão para decidir que a sua própria é superior à de qualquer outra pessoa. Mas ainda temos que encontrar valor nos textos fundamentais. Como você discutiu, no Budismo Pali, ou Theravada, esse significado parece basear-se na afirmação de que os ensinamentos foram as palavras do Buda. No entanto, como Nichiren, temos que voltar a alguns textos e interpretá-los de maneiras que sejam relevantes para nosso tempo. Isso está certo?

Além disso, todos os textos religiosos tentam reivindicar autenticidade e têm várias maneiras de fazê-lo. Mas se reconhecermos o papel que a interpretação desempenhou historicamente no ensino não apenas do Lótus, mas realmente de todos os textos budistas, e que não estamos olhando para eles como as palavras reais do Buda, como podemos então lê-los em uma forma frutífera? Como posso entender seu contexto histórico e ao mesmo tempo encontrar nele um grande valor espiritual?

JS: Este não é um problema novo. Eu penso, por exemplo, sobre o Japão no início do século XX, quando os líderes budistas tiveram seus primeiros encontros com os Estudos Budistas Europeus. Na época, o cânone Pali era considerado por pesquisadores ocidentais como o mais próximo da pregação direta do Buda histórico. Agora sabemos que o assunto é muito mais complexo, mas naquela época, o Mahayana era frequentemente considerado uma forma degenerada posterior. Estudiosos budistas japoneses, muitos dos quais também eram sacerdotes budistas, tiveram que encontrar uma maneira de recuperar o Mahayana, sua própria tradição, e fizeram isso dizendo, OK, talvez os ensinamentos Mahayana não fossem palavras diretas de uma pessoa histórica, Shakyamuni. Mas se levarmos a sério a ideia de que todas as pessoas têm natureza budista e acesso à sabedoria de Buda, não há razão para que novas formas dessa mensagem não possam aparecer para inspirar as pessoas e responder às necessidades do presente. É um argumento baseado no que é profundo e convincente filosoficamente, e não nas origens históricas. Existem maneiras de legitimar que não se baseiam na questão histórica se isso foi ou não foi pregado por Buda.

O que digo aos meus alunos é que qualquer praticante-crente, alguém envolvido em uma tradição – seja conscientemente ou não – está envolvido em um processo de “triangulação hermenêutica”, como podemos chamá-lo. Eles estão continuamente tendo que negociar entre a tradição recebida e as circunstâncias sociais, políticas e históricas em que vivem. A qualquer momento, algumas partes da tradição recebidas falarão mais poderosamente, de forma mais convincente do que outras. Outros elementos que talvez foram importantes no passado podem agora ser marginalizados; outros ainda podem ser interpretados de maneiras novas. Os praticantes estão continuamente envolvidos neste processo. Quanto mais consciente alguém estiver de se engajar nele, mais eficazes serão as novas adaptações da tradição.

DL: Antes de começarmos o livro, e talvez ainda mais fortemente depois de terminá-lo, Jackie e eu sentimos que a apreciação do Sutra do Lótus aumenta pela compreensão das circunstâncias de sua composição. Em vez de pensar nisso como uma verdade transcendente que um Buda desconhecido ensinou há bilhões de anos e que todos os budas ensinam repetidamente ao longo do tempo, podemos pensar nisso como o produto de uma comunidade criativa, mas sitiada, de monges budistas e freiras na Índia que conheciam muito bem a doutrina, monges e freiras que foram visionários capazes de compor um texto que sob qualquer perspectiva é uma obra-prima religiosa e literária. Vemos o Lótus como um texto que é capaz de pegar a tradição e reinterpretá-la para o tempo de seus devotos de uma forma que acolhe todos os seres sencientes no grande veículo para o estado de Buda, um texto que tem passagens cuja beleza o fará chorar. Falando por mim mesmo, isso em muitos aspectos é mais inspirador do que pensar nisso simplesmente como as palavras de um ser transcendente distante.

Traduzido por Cecília Eishin Fazzio em 25/03/2021

free vector