por Reverndo Nissho Kanno

“Vendo que eles já tinham descansado e aliviado o cansaço, o líder fez a cidade desaparecer e lhes disse: “Agora o lugar dos tesouros está próximo. Eu fiz essa cidade por mágica para que vocês descansassem” (Sutra do Lótus, Capítulo 7º, A Parábola da Cidade Mágica)

Cidade Mágica: Este é um parágrafo de “A Parábola da Cidade Mágica”, uma das sete parábolas apresentadas no Sutra do Lótus. No sutra, diz: “Havia uma estrada perigosa e acidentada de quinhentos yojanas (NT. medida de distância usada na Índia antiga). Muitas pessoas queriam percorrer essa estrada para chegar a um local de tesouros. Mas, na metade do percurso, as pessoas se cansavam de caminhar, temiam o perigo desse longo caminho e queriam voltar. O líder daqueles caçadores de tesouros, habilmente fez uma cidade mágica, como um local de descanso. Vendo que os caçadores já estavam descansados, o líder os reuniu e disse: “Sigam em frente, o local dos tesouros está próximo”. O líder é o Buda Shakyamuni, aqueles liderados somos nós, as pessoas não iluminadas, e o tesouro é a iluminação ou a mente pacífica.

Sessenta anos atrás, o Japão retomou a determinação nacional de alcançar a “paz social e individual”. Após muito trabalho, alcançamos prosperidade material. Contudo, estamos longe da verdadeira paz, porque é uma prosperidade manchada pela ganância. A prosperidade atual da nossa sociedade é comparada à cidade mágica, como ilustrado no Sutra do Lótus. Pratiquemos a recitação do Odaimoku, Namu MyoHo RenGe Kyo, para começarmos a trabalhar pela verdadeira prosperidade e paz.

(*) Textos pulicados no Nichiren Shu News de fevereiro e dezembro de 2012 e traduzidos pela Nichiren Shu Hokekyoji Brasil em novembro de 2021.

free vector