Por Reverendo Gyokai Sekido

Quanto a vida do Buda, há várias opiniões a respeito.  No Budismo Tendai acredita-se que Shakyamuni se iluminou aos 30 anos de idade e morreu aos 80. A jornada de pregações durou 50 anos da sua vida. Os vários sermões desse período são apresentados em várias escrituras. O Sutra do Lótus é o sermão da sua maturidade, exposto nos oitos anos dos seus últimos anos. O Sutra do Lótus é descrito como o “sutra dramático”. Sete parábolas foram avaliadas a partir da perspectiva da literatura, e a reiterada menção do sutra ao Caminho do Bodhisattva, estabeleceu uma conexão e relacionamento entre o Buda e o povo comum.

Uma análise geral do sutra demostrará elementos que, em minha opinião, o levaram a ser rotulado como “dramático”.  A cena de abertura do sutra acontece no Pico do Abutre (Montanha da Águia Sagrada), em Magadha, Índia, onde ocorre o primeiro ensinamento do sutra. Inúmeros deuses, deusas e seguidores se reuniram numa grande assembleia, antecipando o início do ensinamento do Buda (Capítulo 1, Introdução). Após algum tempo, Shakyamuni surge tranquilamente e com dignidade do samadhi, começa a ensinar o Sutra do Lótus (Capítulo 2, Expedientes).

No Capítulo 11, (O Aparecimento da Torre de Tesouro), a cena muda de repente e dramaticamente para os céus com a torre memorial do Buda Prabhutarantna (Buda dos Muitos Tesouros) enfeitada com sete tesouros preciosos de várias joias. A Stupa do Tesouro vem de um local no leste chamado Mundo da Pureza do Tesouro, emergindo da grande terra e flutuando no céu. Dentro da stupa estão as cinzas do Buda Muitos Tesouros, seu corpo perfeitamente configurado na forma sentada.  Os deuses, deusas e outros na grande assembleia prestam homenagem ao Buda com flores, bandeiras de incenso, ornamentações e música. A voz melodiosa do Buda Muitos Tesouros ressoa da stupa, louvando a verdade do ensinamento do Buda Shakyamuni e convidando Shakyamuni a se sentar próximo dele. Shakyamuni abre a porta da torre com o dedo da sua mão direita. Enquanto ele faz isso, ouve-se um som alto, como a abertura do portão para um grande castelo. Buda dos Muitos Tesouros oferece metade do seu assento para Shakyamuni. Então, ele entra na stupa, senta-se e retoma seu sermão de dentro da torre flutuando dinamicamente no Céu. A parte que narra a eternidade do Buda é dinâmica também. No Capítulo 15, (Bodhisattvas Emergindo da Terra), bodhisattvas tão numerosos quanto as areias de 60.000 Rios Ganges, todos ensinados por Buda Shakyamuni, jorram do espaço subterrâneo. Bodhisattva Maitreya, observando essa circunstância estranha, questiona Buda Shakyamuni sobre a impressionante cena incomum. A questão do Bodhisattva Maitreya leva à explicação de Shakyamuni do Buda Eterno no Capítulo 16 (A duração da vida do Buda) que descreve como ele alcançou a iluminação há um tempo inconcebível.

A estátua de madeira, “Os Dois Budas da Pagoda com a Inscrição Evocando o Sutra do Lótus”, expôs o mundo do Sutra do Lótus dramática e dinamicamente. Esta é a escultura que descreveu as figuras de Buda Shakyamuni e Buda Muitos Tesouros que se sentaram na Stupa do Tesouro. O sermão do Capítulo 16, que diz que Buda Shakyamuni alcançou a iluminação há muito tempo atrás, está no núcleo do Sutra do Lótus no Céu. Em outras palavras, tal forma de estátua do Buda significa o conforto eterno do Buda Shakyamuni.

Breve Conversa sobre Vários Tópicos do Budismo (3) – Coletânea de artigos publicados no Nichiren Shu News em dezembro de 2010 e traduzidos pela equipe de tradução da Nichiren Shu Brasil em maio de 2019.

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