pelo Abade Chefe Nichiyu Iwana
Tradução: Cecilia Eishin Fazzio

Um dia, no final do outono, quando as cores amarronzadas das árvores estavam extremamente lindas, um velho monge visitou o eremitério. Ele era Abutsu-bo, que tinha vindo de Sadogashima, atravessando oceanos e montanhas. (bo é um título monge Budista, geralmente traduzido como Reverendo). Quão surpreso e alegre Nichiren Shonin ficou! Assim como a alegria do Abutsu-bo ao ver Nichiren, após uma longa viagem somente para encontrá-lo, deve ter sido inexplicável. Nesse tempo, Abutsu-bo já tinha 86 anos.

De acordo com a tradição, o nome de Abutsu-bo era Endo Tamemori, um guerreiro que havia servido ao lado do ex-Imperador Juntoku, que foi exilado em Sado. Quando o ex-Imperador morreu em 1241, Tamemori tornou-se um monge leigo e construindo uma cabana ao lado da tumba imperial, rezava pelo descanso da alma do ex-Imperador. Por ele recitar ‘namu-amida-butsu’ por 30 anos, todo mundo o chamava de Abutsu-bo (Monge Abutsu). Sua esposa se chamava Sennichi-ama (‘Monja dos Mil Dias’)’. Sabendo que o ex-Imperador almejada muito retornar à capital, ela rezou para que ele pudesse realizar sua vontade o quanto antes. Por ela rezar e se lavar com água gelada por mil dias em Mano perto do mar, as pessoas a chamavam de Sennichi-ama. Por trinta anos, ela e Abutsu-bo, que recitava assiduamente Nembutsu, eram conhecidos pela sua pura devoção e auto sacrifício. 

Quando Nichiren Shonin, um monge renegado que havia rejeitado todas as seitas Budistas, foi exilado em Sado e passou a morar no saguão de meditação do Sammai-do, Abutsu-bo estava determinado a puni-lo como inimigo jurado do Buda Amida e traidor do Budismo. Uma noite, ele pegou uma velha espada e entrou no Sammai-do.

Nichiren Shonin estava recitando os sutras em uma voz clara e melodiosa. Quando ele terminou, Abutsu-bo perguntou-lhe o significado de Inferno Avichi – e Nichiren explicou que aqueles que acreditam em Nembutsu estão condenados ao sofrimento incessante. A lúcida explanação de Nichiren Shonin, que era tão diferente de sua reputação, sua paciência digna, como a de um rei leão, e sua maneira gentil de ensinar impressionou muito Abutsu-bo. Ele mesmo se encontrou cheio de admiração e respeito por este homem. O monge de coração puro imediatamente anunciou sua conversão à ‘Lei Correta’ – o Sutra do Lótus. 

Evitando o olhar público, Abutsu-bo e sua esposa traziam alimento a Nichiren Shonin no meio da noite. No dia 08 de março de 1274 (no ano 11 de Bunnei), uma ordem do dia 14 de fevereiro para liberar Nichiren Shonin do banimento chegou a Sado. Por conta de um navio que saia de Maura no dia 13 de março, Sado devia estar lotado aquele dia com pessoas encantadas com os ensinamentos de Nichiren Shonin, e estavam lá para vê-lo partir. Pensando que este poderia ser a última vez que se veriam, Abtusu-bo e sua esposa agarram as mangas de seus quimonos e choraram.

Após a partida de Nichiren Shonin, Abutsu-bo e sua esposa oravam todos os dias por sua segurança. Quando Abutsu-bo soube que Nichiren Shonin havia entrado em um eremitério em Minobu na Província de Kai, ele sentiu um desejo incontrolável de vê-lo. Dizendo à sua esposa para vigiar a casa em sua ausência, Abutsu-bo rapidamente preparou-se para sua jornada solitária, não se poupando apesar de seus 86 anos de idade, e saiu rumo a Minobu. Isto ocorreu durante o período de Kamakura, quando não havia nenhum meio de transporte moderno. Era uma viagem muito dura e difícil. Abutsu-bo teve que andar praticamente quase o caminho todo, atravessando montanhas e dormindo no chão. Quando ele finalmente chegou, ele deve ter passado a noite toda contando a Nichiren Shonin sobre suas viagens.

*capítulo traduzido do livro “Nichiren Shonin at the Mt. Minobu Heritage (Nichiren Shonin no Eremitério do Monte Minobu)”.

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