Sermão para a Cerimônia Tanjō-E

Rev. Shōryō Tarabini, 20 de fevereiro de 2022
(Traduzido por Shami Guilherme Yotatsu Chiamulera do Brasil)

Bom dia a todos, aqui no templo esta manhã e também todos vocês que se sintonizaram via internet para recitar o Sūtra, recitar o Odaimoku e orar junto comigo durante a cerimônia de hoje comemorando 800 anos desde que nosso Fundador, Nichiren Daishonin apareceu em nosso mundo.

Por favor, fiquem à vontade. Eu também vou, porque hoje vou me sentar a uma mesa para falar com você. No Japão, há um ditado bem-humorado que diz que “um sermão é um poema que induz ao sono”, então para todos aqueles que estão sonolentos esta manhã, você pode aproveitar esta ocasião para descansar bem.

Ao entrar no templo, espero que todos tenham notado a cerejeira que floresceu ao lado do Soshidō. Ainda é uma árvore pequena, mas está em plena floração e em forte contraste com as outras árvores nuas que ainda resistem ao frio do inverno. Apenas esta árvore, que começou a florescer durante a época em que Nichiren Daishonin entrou no Nirvana em 13 de outubro e continua a florescer até agora, está cheia de lindas flores rosa.

No outro dia, muitos de vocês comentaram comigo enquanto comemoramos no dia 15 de fevereiro, comemorando o aniversário da entrada do Buda no Nirvana, que no dia seguinte no calendário, ou seja, 16 de fevereiro, Nichiren Daishonin nasceu. Sim, isso é verdade, e não é uma coincidência. As duas datas mostram a relação muito profunda e mística entre o Buda e Nichiren Daishonin, bem como a continuidade no fluxo do Verdadeiro Dharma (Shōbō), sem paralelo em qualquer outro lugar em todo o budismo.

Sangoku Shishi” (三国四師): As Três Nações e os Quatro Mestres – a Transmissão Histórica versus Doutrinária do Sūtra do Lótus

Historicamente falando, a transmissão dos ensinamentos do Sūtra do Lótus pode ser vista como originada com o Buda Śākyamuni seguido por T’ien T’ai, que por sua vez o transmitiu a Dengyō e, finalmente, passou para Nichiren Daishonin. A ordem, portanto, dessa transmissão histórica seria:

Buda Śākyamuni ⇒ T’ien T’ai ⇒ Dengyō ⇒ Nichiren
(Índia) (China) (Japão)

Esta interpretação histórica ou “externa” da transmissão do Sūtra do Lótus é chamada Sangoku Shishi (三国四師) ou a transmissão via Três Nações e Quatro Mestres. Os três países são Índia, China e Japão, e os quatro mestres são: Śākyamuni Buddha, o Grande Mestre do Dharma T’ien T’ai, o Grande Mestre do Dharma Dengyō e Nichiren Daishonin.

A transmissão “interna” como revelada no Sūtra do Lótus

No entanto, além dessa transmissão externa e histórica, também precisamos examinar a transmissão “interna” ainda mais profunda do Dharma, conforme visto no Sūtra do Lótus entre o Eterno Buda Śākyamuni e o Bodhisattva Jōgyō. Esta profunda relação é expressa durante os capítulos da Cerimônia no Ar (vista ao longo dos capítulos 11-22). É aqui que podemos confirmar a profunda relação entre o Eterno Buda Śākyamuni e Nichiren Daishonin.

O Eterno Buda Śākyamuni ⇒ Bodhisattva Jōgyō (Nichiren Daishonin)

Consequentemente, a vida de Nichiren Daishonin foi uma vida completamente dedicada à propagação do Sūtra do Lótus, uma vida cheia de grande compaixão e empatia por toda a humanidade. Ele condenou o mal que impediu a felicidade da humanidade. Ele orou todos os dias e prometeu erradicar os infortúnios de toda a humanidade ao abrir o caminho do estado de Buda para todas as pessoas. Ele prometeu seguir em frente na vida envolto na fé e na prática do Sūtra do Lótus, prometendo se tornar os Olhos do Japão, um Grande Pilar para apoiar todas as pessoas em seu país e um Vaso Imenso (navio) para todo o seu povo (incluindo nós) a fim de guiar todos para longe, longe da miséria, sofrimento e confusão, e, em vez disso, levar todas as pessoas para uma vida mais serena e segura e, acima de tudo, para a iluminação.

Sempre se esforçando para conseguir isso, a vida de Nichiren Daishonin também foi uma vida marcada por encontrar e superar uma grande dificuldade após a outra, inúmeras perseguições e até mesmo arriscar sua vida para que o Verdadeiro Dharma (Shōbō) prevalecesse e nunca se extinguisse. Outros desistiram, alguns seguidores depois de abandonar Nichiren, até se voltaram contra ele. Mas Nichiren Daishonin sempre seguiu em frente, não importa a dificuldade. Ele nunca desistiu. Sua fé, devoção, coragem e resistência eram imensuráveis, copiadas por ninguém como ele na história.

Em setembro de 1278, Nichiren Daishonin escreveu em “Quanto mais distante a fonte, mais longo o fluxo”:

“Muitas pessoas acreditaram neste ensinamento. Mas desde que grandes perseguições, tanto oficiais quanto não, repetidamente me aconteceram, embora essas pessoas me seguissem por um ano ou dois, muitos deles mais tarde abandonaram sua fé, e alguns até se voltaram contra o Sūtra do Lótus. Alguns deles mantêm externamente sua prática, mas nutrem dúvidas em seus corações, enquanto outros podem continuar acreditando em seus corações, mas abandonaram sua prática”.

Nichiren Daishonin era um grande estudioso do budismo e mestre do Sūtra do Lótus, novamente inigualável por qualquer um. Você sabia que ele sabia ler e escrever em chinês clássico, assim como em seu nativo japonês? Em questões de doutrina budista, ele era preciso e inabalável. Ele era altamente habilidoso no debate. Ele debateu facilmente com vários monges e estudiosos simultaneamente, convencendo-os a ver a importância vital dos ensinamentos do Sūtra do Lótus em relação a toda a doutrina budista e a verdadeira intenção do Buda. No entanto, em um nível pessoal, Nichiren Daishonin era um homem gentil e humilde que sempre mostrava o maior respeito e cuidado por aqueles que se aproximavam dele. Tanto que muitas pessoas, incluindo numerosos monges e monjas de diferentes tradições e até mesmo templos inteiros, o seguiram e começaram a se dedicar ao Sūtra do Lótus e seus ensinamentos.

Vivendo em uma sociedade inundada de confusão, violência, doença, miséria, fome, ameaça de guerra e luta para sobreviver e viver, Nichiren Daishonin nunca se deixou influenciar pela negatividade que o cercava e sempre se esforçou para seguir em frente com tanta força, nunca cedendo às enormes dificuldades e perseguições que tentaram detê-lo ou destruí-lo. Ele sempre permaneceu puro e fiel ao seu voto de nunca abandonar sua fé, prática e proteção do Sūtra do Lótus. Seu modo de vida e determinação refletiam na palavra, as seguintes passagens do Sūtra do Lótus: No capítulo 15 (Emergindo da Terra) do Sūtra do Lótus: “Eles não são contaminados pelo mundanismo, assim como as flores de lótus não são contaminadas por [água barrenta].” No capítulo 21 (Jinriki) afirma: “Quem expor este Sūtra após minha extinção será capaz de eliminar a escuridão dos seres vivos deste mundo, assim como a luz do sol e da lua elimina toda a escuridão”. Este, foi Nichiren.

Nichiren Daishonin estava profundamente ciente de sua identidade e profundo relacionamento com o Buda. Ele sabia que era o Bodhisattva Jōgyō e compreendia plenamente sua missão de preservar a verdadeira vontade do Buda ao longo da era de Mappō e por toda a eternidade. Não é por coincidência que também encontramos o Sūtra do Lótus e os grandes ensinamentos de Nichiren Daishonin, tornando-se um de seus seguidores. Hoje, durante nossa cerimônia, celebramos sua vinda ao mundo e seu profundo relacionamento com o Buda. Também celebramos nosso profundo vínculo com Nichiren Daishonin e prometemos manter nossa fé e prática como ele, vivendo com o mesmo espírito. Vamos lembrar as palavras que recitamos hoje durante a cerimônia: “Se o conhecimento [e o espírito] dos discípulos e seguidores divergirem do de Nichiren, isso não produzirá nenhum benefício”.

Falamos anteriormente sobre a cerejeira solitária que floresce no jardim hoje. Como dissemos, ainda é uma árvore pequena, mas ainda assim está em plena floração e em forte contraste com as outras árvores nuas que ainda resistem ao frio do inverno. Vamos refletir sobre as flores de cerejeira que estavam muito próximas do coração de nosso Fundador, o relacionamento de Nichiren Daishonin com o Buda e em um nível mais pessoal, nosso próprio relacionamento com Nichiren Daishonin. Poderíamos dizer também que o florescimento daquela cerejeira sob as severas condições invernais representa nossa própria fé no mundo de hoje. Apesar das dificuldades, vamos em frente, não abandonamos a nossa fé e prática todos os dias e, como tal, não nos esqueçamos que um dia também nós floresceremos, tal como a cerejeira.

Então seja como aquela cerejeira. Seja gentil e respeitoso um com o outro e com todos ao seu redor. Por favor, falem gentilmente uns com os outros. Apreciem e apoiem uns aos outros, e valorizem sua Sangha e Templo, mesmo que sejam pequenos e talvez não tão convenientemente localizados para todos. Mas acima, mantenha seu voto de abraçar os ensinamentos de Nichiren Daishonin, o Sūtra do Lótus e Namu Myōhō Renge Kyō até o último momento de sua existência. Proteja sua fé e prática, e eles o protegerão.

Para encerrar, permita-me ler estas palavras de Kubo-ama Gozen Gohenji (Resposta à Monja, Senhora Kubo):

Neste mundo turbulento que evoca imagens de ventos uivantes que golpeiam a grama como relâmpagos lançando terror no coração das pessoas, é mais maravilhoso que você mantenha sua confiança nessa fé. Diz-se que se as raízes da árvore forem profundas, as folhas não murcharão, e se houver uma gema em uma nascente, a água nunca secará. Da mesma forma, sua fé é sempre fresca e resoluta, provavelmente porque as raízes de sua fé são profundas e a gema da fé corajosa brilha em seu coração. Quão respeitável e admirável isso é.”

Namu Shuso Nichiren Daishonin,
Namu Myōhō Renge Kyō

free vector