Por Reverendo Nissho Kanno
“Eu exponho o Maravilhoso Dharma, que é algo raro no mundo. Se você quiser praticá-lo firmemente, eu o exponho para você.”
Capítulo 12º, Devadatta, Sutra do Lótus
O Buda Shakyamuni, buscando o Grande Dharma, encontrou-se com um vidente chamado Asita, e foi-lhe dito que o vidente iria expor o dharma ao Buda Shakyamuni sob a condição de uma prática austera.
Tornando-se seguidor de Asita, o Buda praticou firmemente. Ele coletava água, juntava lenha para o fogo, preparava refeições para Asita, e assim por diante, fazendo práticas inimagináveis para um rei de um país. Experienciando o extremo da vida, negando o sono e o descanso, Buda acumulou virtudes e atingiu o estado budico.
A nós, pessoas comuns, somos solicitados a fazer essas mesmas práticas austeras? A resposta é “Não”. Então, o que somos solicitados a fazer?
Nichiren Shonin nos ensina: “Para nós é solicitada fé total no Sutra do Lótus e no Odaimoku. “Somos solicitados a ter uma fé totalmente confiante”.
Suponho que isso pode ser feito. Mas, se desejamos obter a proteção de Buda, devemos nos tornar ligados ao Sutra do Lótus e ao Odaimoku, como diz as frases acima do sutra.
(*) Texto publicado no Nichiren Shu News em junho de 2013.
Tradução da Sangha Hokekyoji da Nichiren Shu Brasil em maio de 2022.