Oeshiki: O Memorial à Nichiren Shonin
Por Rev. Gyokai Sekido, Ph.D.
Em 1282, a saúde de Nichiren começou a falhar. As condições severas do inverno frio eram difíceis para ele. Preocupando-se com sua saúde debilitada, seus discípulos enviaram remédios para ele. Aceitando seus conselhos, Nichiren decidiu ir para uma fonte de águas termais em Hitachi (atual prefeitura de Ibaraki) para se recuperar. Ele deixou Minobusan no oitavo dia do nono mês, chegando à residência de Ikegami Munenaka de Ikegami na província de Musashi (atual Tóquio), no dia 18 do mesmo mês. Quando ele chegou, seu estado era muito grave para ele continuar sua viagem. No dia 25 do mesmo mês, ele deu a última palestra sobre o “Rissho Ankoku-ron” para discípulos e fiéis leigos que se reuniram de longe para ouvi-lo. Sentindo que seus dias estavam contados, Nichiren nomeou Seis Discípulos Seniores como seus sucessores no oitavo dia do décimo mês. Ele pediu ao muito jovem Kyoichimaro (Nichizo) para ir ao seu leito e o despachou para a propagação em Kyoto. Às 8:00 horas da manhã no dia 13, ele passou ao Nirvana cercado por vozes que proclamam o Odaimoku no templo, onde um Mandala Honzon foi consagrado. Sua vida turbulenta de 61 anos terminou. Nissho (1221-1323) e Nichiro (1245-1320), que foram dois dos Seis Discípulos Seniores de Nichiren, colocaram seu corpo em um caixão no 14º dia do décimo mês, às 8 da noite. Ele foi cremado cerca de meia-noite do mesmo dia em Ikegami. O stupa memorial da cremação ainda é preservada até hoje. Suas cinzas foram enviadas com cuidado para Minobusan de acordo com a sua vontade deixada por escrito. Seus discípulos deixaram Ikegami com suas cinzas no dia 19 e chegaram em Minobusan no dia 23, as cinzas de Nichiren foram sepultadas no dia 26 do décimo mês. (Há uma outra história que diz que os discípulos partiram de Ikegami no dia 21, chegaram em Minobu no dia 25 e o enterro foi feito no memorial de 100 dias).
“Nichiren Chugasan” é uma biografia ilustrada de Nichiren que foi elaborada no período Muromachi e é preservada em Honkokuji, um templo em Kyoto. Ele descreve minuciosamente o funeral de Nichiren. No desenho podemos ver que Nichiro é o primeiro fila e Nissho está na última fileira atrás da procissão funeral. Em seguida, oito monges seguem em fila, e muitos discípulos e fiéis leigos participam da procissão. Estes foram os principais discípulos e fiéis leigos de Nichiren. Toki Jonin (Nichijo, 1216-1299) está segurando a mesa do sutra contendo artigos de Nichiren. Ota Jomyo (1222-1283) está segurando a mesa de textos budistas. Shijo Kingo (1229-1296) e Ikegami Munenaka (seu detalhe não é claro) seguram as bandeiras e Daigaku Saburo (? -1286) detém a lanterna para a cerimônia fúnebre.
O Oeshiki atualmente
Por Sandra Seki
Todos os anos, durante os meses de outubro e novembro, os templos em todo o Japão e no exterior realizam uma cerimônia especial chamada de “Oeshiki” em memória ao nosso Fundador, Nichiren. No início da manhã de 13 outubro de 1282, Nichiren faleceu na residência do Senhor Ikegami na atual Tóquio. Para comemorar o seu falecimento, a cada 12 de outubro, na noite antes de seu dia memorial, enormes multidões se reúnem no Templo Ikegami Honmonji. Sacerdotes e membros trazendo lanternas em forma de pagode do seu templo local, chamadas “mando”, tomam o caminho que leva ao templo principal. Os mandos são lindamente iluminados e decorados com flores de papel cor de rosa e branco. Algumas das lanternas são como carros alegóricos em um desfile que transportam figuras de Nichiren em tamanho real. Mais de 100 “mandos” vêm de toda Tóquio e até mesmo de prefeituras vizinhas. O ar da noite é preenchido com o canto do Odaimoku e a batida rítmica dos tambores uchiwa e sinos, enquanto jovens e crianças erguem e giram o Matoi, uma bandeira tradicional de bombeiros japoneses. Centenas de milhares de pessoas se reúnem para ver ou participar deste evento. Mesmo que possa parecer e soar como um festival, é realmente um evento memorial dedicado ao nosso Fundador. Embora o Oeshiki do Honmonji atraia a maior multidão, desfiles de “mandos” acontecem no Minobusan, Horinouchi Myohoji, Zoushigaya Homyoji e outros templos em todo o Japão.