Então o Buda disse à grande multidão:
“Incontáveis, inconcebíveis, asaṃkhya kalpas atrás, vivia um Buda chamado Rei Flor Sabedoria Nuvem Trovão Estrela, o Tathagata, o Arhat, o Samyak-saṃbuddha. Seu mundo foi chamado Adornado pela Luz; o kalpa em que viveu, Alegremente visto. Sob aquele Buda vivia um rei chamado Adorno Maravilhoso. Sua esposa se chamava Pure Virtue. Eles tiveram dois filhos chamados Repositorio Puro e Ojos Puros. Os dois filhos tinham grandes poderes sobrenaturais, méritos, virtudes e sabedoria. Há muito tempo, eles já haviam praticado o Caminho que o Bodhisattva deveria praticar. Eles já haviam praticado dāna-pāramitā, śīla-pāramitā, kṣānti-pāramitā, vīrya-pāramitā, dhyāna-pāramitā, prajñā-pāramitā e pāramitā de meios convenientes. Eles também obtiveram os quatro estados mentais em relação a todos os seres vivos:] compaixão, bondade amorosa, alegria e imparcialidade. Eles também já haviam praticado as trinta e sete formas de iluminação. Eles tinham feito tudo isso perfeitamente e claramente. Eles também já haviam alcançado os samādhis dos Bodhisattvas: isto é, o samādhi para pureza, o samādhi para o sol e as estrelas, o samādhi para luz pura, o samādhi para forma pura, o samādhi para puro brilho, o samādhi para adorno permanente. , e samādhi pelo grande tesouro de poderes e virtudes. Eles já haviam praticado todos esses samadhis. o samādhi para brilho puro, o samādhi para adorno permanente e o samādhi para o grande tesouro de poderes e virtudes. Eles já haviam praticado todos esses samadhis. o samādhi para brilho puro, o samādhi para adorno permanente e o samādhi para o grande tesouro de poderes e virtudes. Eles já haviam praticado todos esses samadhis.
“Então o Buda expôs o Maravilhoso Dharma Flor de Lótus Sūtra, desejando guiar o Rei Maravilhoso Adorno também por sua compaixão por todos os seres vivos. As duas crianças, Repositório Puro e Olhos Puros, aproximaram-se da mãe, juntaram os dez dedos e as palmas das mãos e disseram: Mãe! Vá para o Buda Rei Flor Sabedoria Nuvem Trovão Estrela! Nós também o atenderemos, nos aproximaremos dele, faremos oferendas a ele e nos curvaremos a ele porque ele está expondo o Maravilhoso Dharma Flor de Lótus Sūtra a todos os deuses e homens. Ouça e receba [o sutra]!’
“A mãe lhes disse: ‘[Sim, eu vou. Mas] seu pai acredita em heresia. Ele está profundamente apegado aos ensinamentos dos brahmanas. Vá e diga a ele para nos deixar ir [para aquele Buda]! ‘
“O Repositório Puro e Olhos Puros juntaram seus dez dedos e palmas das mãos e disseram à mãe: “Nascemos nesta família apegados a visões erradas, embora sejamos filhos do Rei do Dharma.”
“A mãe disse a eles: ‘Faça algumas maravilhas ao seu pai por sua compaixão para com ele! Se ele vir [maravilhas], ele terá sua mente purificada e nos permitirá ir até aquele Buda.”
“Então os dois filhos subiram ao céu sete vezes mais alto do que a árvore tala e exibiram várias maravilhas porque estavam pensando em seu pai. Caminharam, levantaram-se, sentaram-se e reclinaram-se no céu. Eles então emitiram água das partes superiores de seus corpos e fogo das partes inferiores. Eles então emitiram água das partes inferiores de seus corpos e fogo das partes superiores. Eles então se tornaram gigantes grandes o suficiente para cobrir o céu, se tornaram anões e se tornaram gigantes novamente. Eles então desapareceram do céu e de repente apareceram na terra. Eles então mergulharam na terra como se fosse água e pisaram na superfície da água como se fosse terra. [Então eles subiram ao céu e ficaram lá.] Ao exibir essas várias maravilhas, eles purificaram a mente de seu pai,
“Vendo [essas maravilhas exibidas] pelos poderes sobrenaturais de seus filhos, o pai teve a maior alegria que já teve. Ele juntou as mãos para seus filhos [que estavam no céu] e disse: ‘Quem é seu professor? De quem são os discípulos?
“Os dois filhos disseram: ‘Grande Rei! O Buda Rei Flor da Sabedoria Trovão Nuvem Estrela, que agora está sentado no assento do Dharma sob a árvore Bodhi dos sete tesouros, está expondo o Maravilhoso Sutra da Flor de Lótus do Dharma a todos os deuses e homens do mundo, ele é nosso professor. Nós somos seus discípulos.’
“O pai lhes disse: ‘Também quero ver sua professora. Eu irei com voce.’
“Então os dois filhos desceram do céu, aproximaram-se de sua mãe, juntaram suas mãos e lhe disseram: ‘Nosso pai, o rei, agora compreendeu o Dharma pela fé. Agora ele pode aspirar a Anuttara-samyak-saṃbodhi. Fizemos o trabalho do Buda por causa de nosso pai. Mãe! Renunciemos ao mundo e pratiquemos o Caminho sob esse Buda! «
“Então os dois filhos, querendo repetir o que haviam dito, disseram à mãe em gāthās:
Mãe! Renunciemos ao mundo
e nos tornemos śramaṇas!
É difícil ver um Buda.
Seguiremos esse Buda e estudaremos.
Ver um Buda é tão difícil
quanto ver uma udumbara [flor].
Evitar um infortúnio também é difícil.
Renunciemos ao mundo!
“A mãe disse: ‘Eu permito que você renuncie ao mundo porque é difícil ver um Buda.’
“Então o [pai foi até eles]. Os dois filhos disseram aos pais: ‘Excelentes pai e mãe! Vá até Buda Rei Flor da Sabedoria Trovão Nuvem Estrela, olhe para ele e faça oferendas a ele porque ver um Buda é tão difícil quanto ver uma flor de udumbara ou uma tartaruga de um olho encontrando um buraco em um pedaço de madeira flutuante. Acumulamos tanto mérito em nossas vidas anteriores que agora podemos cumprir os ensinamentos do Buda nesta nossa vida. Renunciemos ao mundo porque é difícil ver um Buda e também porque é difícil ter uma oportunidade tão boa de vê-lo.’
“Então as oitenta e quatro mil pessoas no harém do Rei Maravilhoso Adorno foram capazes de manter o Maravilhoso Dharma Flor de Lótus Sutra.
“O Bodhisattva de Olhos Puros já havia praticado o samadhi para a Flor de Lótus do Dharma Maravilhoso por um longo tempo. O Bodhisattva do Repositório Puro já havia praticado o samadhi para a liberação das regiões malignas a fim de libertar todos os seres vivos das regiões malignas por muitas centenas de milhares de bilhões de kalpas.
“Agora a rainha praticou samādhi para a assembléia dos Budas e compreendeu o tesouro de seu núcleo oculto. Os dois filhos guiaram seu pai com esses meios hábeis e o fizeram entender os ensinamentos do Buda pela fé e desejo [de agir de acordo com esses ensinamentos].
“Então o Rei Maravilhoso Adorno, a Rainha Pura Virtude e seus dois filhos foram até aquele Buda. O rei estava acompanhado de seus ministros e assistentes; a rainha, por suas damas e atendentes; e seus dois filhos, por quarenta e dois mil homens. Eles adoraram os pés daquele Buda com suas cabeças, andaram ao redor do Buda três vezes, recuaram e ficaram de lado.
“Então o Buda expôs o Dharma ao rei, mostrou-lhe o Caminho, ensinou-o, beneficiou-o e fez-o regozijar. O rei ficou muito feliz. O rei e a rainha tiraram seus colares de pérolas no valor de centenas de milhares e espalharam os colares para o Buda. Os colares voaram para o céu [sete vezes mais altos que a árvore tala], e se transformaram em uma plataforma de joias equipada com quatro pilares. Na plataforma havia um sofá de grandes tesouros, e bilhões de roupas celestiais estavam espalhadas [no sofá]. O Buda [levantou-se], sentou-se de pernas cruzadas [no sofá] e emitiu grandes raios de luz. O Rei do Adorno Maravilhoso pensou: ‘O Buda é excelente. Ele é extremamente bonito. Tem a forma mais maravilhosa.
“Então, o Buda Rei Flor da Sabedoria Estrela da Nuvem do Trovão disse aos quatro tipos de devotos: ‘Vocês veem este Maravilhoso Rei do Adorno parado na minha frente com as mãos cruzadas, ou não? Este rei se tornará um bhikṣu sob meus cuidados, estudará e praticará vigorosamente os vários caminhos para a iluminação de Buda, e então se tornará um Buda chamado Árvore Rei Śāla em um mundo chamado Grande Luz em um kalpa chamado Rei Grande Altura. Árvore Rei Buda Śāla será acompanhado por inúmeros Bodhisattvas e Śrāvakas . O terreno do seu mundo será uniforme. [Rei do Adorno Maravilhoso] terá esses méritos.”
“Então o rei abdicou do trono em favor de seu irmão mais novo, renunciou ao mundo, e com sua esposa, dois filhos e assistentes, eles praticaram o Caminho sob aquele Buda. Depois de renunciar ao mundo, o rei agiu de acordo com o Maravilhoso Dharma Lotus Flower Sūtra constante e vigorosamente por oitenta e quatro mil anos. Ele então praticou samādhi para adornar todos os méritos puros. Ele então subiu ao céu sete vezes mais alto que a árvore tala, e disse àquele Buda: Honrado pelo Mundo! Esses dois filhos meus fizeram o trabalho do Buda. Eles me converteram de visões erradas, mostrando-me maravilhas. Eles me fizeram habitar pacificamente em seus ensinamentos. Eles me fizeram ver você. Esses dois filhos meus são meus professores. Eles apareceram na minha família para me beneficiar.
“Então, Buda Rei Flor da Sabedoria Trovão Nuvem Estrela disse ao Rei Maravilhoso Adorno: ‘Assim é, assim é. É como você diz. Os bons homens ou mulheres que plantam as raízes do bem obterão mestres em suas vidas sucessivas. Os professores farão o trabalho do Buda, mostrar-lhes-ão o Caminho, ensiná-los-ão, beneficiá-los-ão, alegrar-se-ão e fazê-los entrar no Caminho para Anuttara-samyak-saṃbodhi. Grande rei, você deve saber o que! Um professor é uma grande causa [para sua iluminação] porque ele o guia e faz você ver um Buda e aspirar a Anuttara-samyak-saṃbodhi. Grande rei! Você vê esses dois filhos seus ou não? Eles fizeram oferendas a seis bilhões e quinhentos bilhões de Budas, ou seja, tantos Budas quantos são as areias do rio Ganges, em suas existências anteriores. Eles atenderam respeitosamente a esses Budas.
“O Rei Maravilhoso Adorno desceu do céu e disse àquele Buda [que permanece no céu], ‘Honrado pelo Mundo! Você é extremamente excepcional. Você tem mérito e sabedoria. Portanto, a mecha carnuda em sua cabeça brilha. Seus olhos são longos, largos e de um azul profundo. Os cachos entre as sobrancelhas são brancos como uma lua brilhante. Seus dentes são brancos, regulares e brilhantes. Seus lábios são tão vermelhos e bonitos quanto os frutos de uma árvore bimba.”
“Então o Rei Maravilhoso Adorno, depois de louvar o Buda por suas centenas de bilhões de bilhões de méritos, incluindo os mencionados acima, juntou suas mãos em direção ao Tathagata e, com todo o seu coração, disse a esse Buda novamente: ‘Honrado pelo Mundo! Eu nunca vi alguém como você. Seus ensinamentos têm esses méritos inconcebíveis e maravilhosos. As práticas realizadas de acordo com seus ensinamentos e preceitos são pacíficas e agradáveis. A partir de hoje, não agirei de acordo com minha própria mente. Não terei visões erradas, arrogância, raiva ou quaisquer outros pensamentos maus.’ Tendo dito isso, ele se curvou para aquele Buda e se retirou.
O Buda disse à grande multidão:
“O que você acha disso? O Maravilhoso Rei do Adorno nada mais era do que o Bodhisattva da Flor Virtuosa de hoje. A Rainha Pura Virtude nada mais era do que a Aparência do Bodhisattva de Adorno de Luz que agora está diante de mim. Ele apareceu naquele mundo por causa de sua compaixão pelo Rei Maravilhoso Adorno e seus assistentes. Os dois filhos eram o Bodhisattva do Rei da Medicina de hoje e o Bodhisattva Superior da Medicina. O Bodhisattva do Rei da Medicina e o Bodhisattva da Medicina Superior já obtiveram grandes méritos. Porque eles plantaram as raízes da virtude sob muitas centenas de bilhões de bilhões de Budas [em suas existências anteriores], eles obtiveram esses méritos inconcebíveis. Todos os deuses e homens do mundo devem se curvar para aqueles que conhecem os nomes desses dois Bodhisattvas.”
Quando o Buda expôs este capítulo do Rei Maravilhoso Adorno como a vida anterior de um bodhisattva, oitenta e quatro mil pessoas se libertaram da poeira e sujeira das ilusões e purificaram seus olhos o suficiente para ver todos os ensinamentos.