Então o Buda disse ao Bodhisattva-mahāsattva Grande Poder Obtido:
“Você deveria saber disso! Qualquer um que falar mal ou maltratar ou caluniar bhikṣus, bhikṣunīs, upāsakās ou upāsikās que mantenham o Maravilhoso Dharma Lotus Flower Sutra incorrerá nas retribuições acima mencionadas. Qualquer pessoa [que guarde este sutra] será capaz de purificar seus olhos, ouvidos, nariz, língua, corpo e mente, ou seja, poderá obter os méritos conforme declarado no capítulo anterior.
“Grande Poder Obtido! Incontáveis, ilimitados, inconcebíveis, asaṃkhya kalpas atrás, vivia um Buda chamado Rei Poderosa Voz, o Tathagata, o Digno de Oferendas, o Perfeitamente Iluminado, o Homem de Sabedoria e Prática, o Bem Ido, o Conhecedor do Mundo, o Insuperável Homem, o Controlador dos Homens, o Professor dos Deuses e Homens, o Buda, o Honrado pelo Mundo. O kalpa em que ele vivia chamava-se Livre da Decadência; e seu mundo, Great Achievement. O Rei Poderoso Voz Buda expôs o Dharma aos deuses, homens e asuras de seu mundo. Para aqueles que procuraram por Śrāvakaeity, expôs o ensinamento adequado para eles, ou seja, o ensino das quatro verdades, salvou-os do nascimento, velhice, doença e morte, e os fez atingir o Nirvana. Para aqueles que buscavam o Pratyekabuddhahood, ele expôs o ensinamento adequado para eles, isto é, o ensinamento das doze causas. Para os Bodhisattvas que estavam procurando por Anuttara-samyak-saṃbodhi, ele expôs o ensinamento adequado para eles, ou seja, o ensinamento das seis paramitas, e os fez obter a sabedoria do Buda.
“Grande Poder Obtido! O tempo de vida do Rei Poderoso Voz foi de quarenta bilhões de nayuta kalpas, isto é, tantos kalpas quanto as areias do rio Ganges. Seus ensinamentos corretos foram preservados por tantos kalpas quanto as partículas de poeira de Jambudvīpa. A falsificação de seus ensinamentos corretos foi preservada por tantos kalpas quanto as partículas de poeira dos quatro continentes. O Buda beneficiou todos os seres vivos e depois faleceu. Após [as duas eras:] a era de seu ensinamento correto e a era de sua falsificação, apareceu naquele mundo outro Buda também chamado Rei Poderoso Voz, o Tathagata, o Merecedor de Oferendas, o Perfeitamente Iluminado, o Homem de Sabedoria e Prática, o Bem Ido, o Conhecedor do Mundo, o Homem Insuperável, o Controlador dos Homens, o Mestre dos Deuses e dos Homens, o Buda, o Honrado pelo Mundo. Depois dele, os Budas de mesmo nome apareceram um após o outro, dois bilhões ao todo.
“Bhikṣus arrogantes viveram na era da falsificação dos ensinamentos corretos do primeiro Tathagata Rei Poderoso Voz, isto é, após o fim da era de seus ensinamentos corretos que vieram imediatamente após sua extinção. [Aqueles bhikṣus arrogantes] eram poderosos. Naquela época vivia um Bodhisattva chamado Nunca Desprezando. Ele assumiu a forma de um bhikṣu.
“Grande Poder Obtido! Por que esse bhikṣu foi chamado de Nunca Desprezar? Foi porque sempre que ele via um bhikṣus, bhikṣunīs, upāsakās ou upāsikās, ele se curvava para eles e os elogiava, dizendo, ‘Eu os respeito profundamente. Eu não os desprezo. Porquê é isso? É porque eles serão capazes de praticar o Caminho do Bodhisattva e se tornarem Budas.”
“Eu não li ou recitei sutras. Ele apenas se curvou para os quatro tipos de devotos. Quando os viu à distância, dirigiu-se a eles propositalmente, curvou-se e elogiou-os, dizendo: “Não os desprezo porque vocês poderão se tornar Budas”.
“Alguns dos quatro tipos de devotos tinham mentes impuras. Eles ficaram zangados, falaram mal dele e o maltrataram, dizendo: ‘De onde veio este bhikṣu ignorante? Ele diz que não nos despreza e nos assegura que nos tornaremos Budas. Não precisamos de uma garantia tão falsa de nosso futuro estado de Buda.” Embora tenha sido abusado assim por muitos anos, ele não ficou com raiva. Ele sempre lhes dizia: “Vocês se tornarão Budas”.
“Quando ele dizia isso, as pessoas batiam nele com um pau, pedaço de madeira, telha ou pedra. Ele fugia de alguma distância e dizia em voz alta para eles de longe: ‘Eu não desprezo vocês. Eles se tornarão Budas.” Porque ele sempre dizia isso, os arrogantes bhikṣus, bhikṣunīs, upāsakās e upāsikās o chamavam de Nunca Desprezador. Quando ele estava prestes a falecer, ele ouviu [em uma só voz] no céu os vinte mil milhões de gāthas do Maravilhoso Dharma Flor de Lótus Sūtra, que havia sido exposto pelo Rei Buda Poderoso Voz. Tendo guardado todos esses gāthas, ele foi capaz de purificar seus olhos, ouvidos, nariz, língua, corpo e mente como mencionado acima. Depois de purificar seus seis órgãos dos sentidos, ele foi capaz de prolongar sua vida por mais duzentos bilhões de anos nayuta. Ele expôs este maravilhoso Dharma Lotus Flower Sūtra para muitas pessoas [em sua longa vida]. Os arrogantes bhikṣus, bhikṣunīs, upāsakās e upāsikās, ou seja, os quatro tipos de devotos que o maltratavam e o chamavam de Nunca Desprezador, viram que ele havia obtido grandes poderes sobrenaturais, o poder da eloquência e o grande poder da boa tranqüilidade. Tendo visto tudo isso, e tendo ouvido o Dharma dele, eles confiaram nele e o seguiram.
“Este Bodhisattva também ensinou bilhões de seres vivos e os conduziu ao Caminho para Anuttara-samyak-saṃbodhi. Após o fim de sua longa vida, ele conseguiu encontrar duzentos bilhões de Budas, todos eles chamados Luz do Sol e Luz da Lua. Ele também expôs o Maravilhoso Dharma Lotus Flower Sūtra sob seus cuidados. Depois disso, ele conseguiu encontrar duzentos bilhões de Budas, todos eles chamados Cloud Light Freedom King. Ele também guardou, leu e recitou este sutra, e o expôs aos quatro tipos de devotos sob aqueles Budas para que eles pudessem purificar seus olhos, ouvidos, nariz, língua, corpo e mente naturais e serem destemidos ao expor o Dharma para os quatro tipos de devotos.
“Grande Poder Obtido! Este Bodhisattva-mahāsattva que Nunca Despreza fez oferendas a esses Budas, respeitou-os, honrou-os, elogiou-os e plantou as raízes do bem. Depois disso, ele foi capaz de encontrar bilhões de bilhões de Budas. Ele também expôs este sutra sob aqueles Budas. Por causa dos méritos que acumulou dessa forma, ele foi capaz de se tornar um Buda.
“Grande Poder Obtido! O que você pensa sobre isso? O Bodhisattva Nunca Desprezando naquela época não era outro senão eu. Se eu não tivesse guardado, lido ou recitado este sutra ou exposto a outros em minhas vidas anteriores, eu não teria sido capaz de alcançar Anuttara-samyak-saṃbodhi tão rapidamente. Porque guardei, li e recitei este sutra, e o expus a outros sob aqueles Budas do passado, rapidamente obtive Anuttara-samyak-saṃbodhi.
“Grande Poder Obtido! Os quatro tipos de devotos: os bhikṣus, bhikṣunīs, upāsakās e upāsikās naquela época não podiam encontrar o Buda, ouvir o Dharma e ver a Sangha por vinte mil milhões de kalpas porque me maltrataram com raiva. Eles sofreram muito no inferno de Avici por mil kalpas. Tendo expiado seus pecados dessa maneira, eles encontraram [eu, que era] Bodhisattva Nunca Desprezando novamente, e foram conduzidos ao Caminho para Anuttara-samyak-saṃbodhi.
“Grande Poder Obtido! O que você pensa sobre isso? Os quatro tipos de devotos que sempre abusaram [de mim, que era] aquele Bodhisattva naquela época estão agora presentes aqui nesta congregação nas pessoas dos quinhentos Bodhisattvas, incluindo Bhadrapala, os quinhentos bhikṣunīs, incluindo o Leão da Lua, e os cinco cem upāsakas, incluindo Pensando no Buda. Agora eles não hesitam em procurar Anuttara-samyak-saṃbodhi.
“Grande Poder Obtido, você deveria saber o quê! Este maravilhoso Dharma Lotus Flower Sūtra beneficia os Bodhisattva-mahāsattvas e os faz alcançar Anuttara-samyak-saṃbodhi. Portanto, você deve guardar, ler, recitar, expor e copiar este sutra após minha extinção.”
Então o Honrado pelo Mundo, desejando repetir o que havia dito, cantou em gāthās:
Era uma vez um Buda
chamado Rei Poderoso Voz.
Seus poderes e sabedoria sobrenaturais
eram imensuráveis.
Liderando todas as coisas vivas, ele foi honrado
por deuses, homens e dragões com oferendas.
Algum tempo após a extinção daquele Buda,
seus ensinamentos quase se extinguiram.
Naquela época vivia um Bodhisattva
chamado Nunca Desprezando.
Todos os quatro tipos de devotos naquela época
eram apegados a visões [erradas].
O Bodhisattva Nunca Desprezando
foi até eles
e disse:
“Eu não os desprezo
porque vocês praticarão o caminho
e se tornarão Budas”.
Ao ouvirem isso,
falaram mal dele e o maltrataram.
Mas o Bodhisattva Nunca Desprezando
suportou tudo isso.
Assim, ele expiou seus pecados
quando estava prestes a falecer,
ouviu este sutra
e purificou seus seis órgãos dos sentidos.
Ele prolongou sua vida
através de seus poderes sobrenaturais
e expôs este sutra
para muitas pessoas.
Aqueles que estavam apegados a visões [errôneas] foram conduzidos ao
Caminho da Iluminação
do Buda
por este Bodhisattva.
[Ele Bodhisattva] Nunca Desprezando encontrou
incontáveis Budas após o fim de sua vida.
Ele expôs este sutra,
e ganhou inúmeros méritos, ele
rapidamente alcançou a iluminação de Buda
por esses méritos acumulados.
[Ele Bodhisattva] Nunca Desprezando naquela época
era eu mesmo
os quatro tipos de devotos,
que estavam apegados a visões [errôneas] naquela época,
foram capazes de encontrar incontáveis Budas
depois que ouviram
as palavras do [Bodhisattva] Nunca Desprezando:
“Eles se tornarão Budas .”
Agora eles estão presentes aqui
nesta congregação.
Eles são os quinhentos Bodhisattvas
e os quatro tipos de devotos,
incluindo homens e mulheres de fé pura,
que agora ouvem o Dharma de mim.
Em minhas existências anteriores eu
os encorajei
a ouvir este sutra,
ou seja, o mais excelente Dharma.
Em todas as minhas existências anteriores
, ensinei a você o Caminho para o Nirvāṇa,
mas na verdade este é o sutra que
ensinei a guardar.
Este Maravilhoso Sutra da Flor de Lótus do Dharma
só pode ser ouvido uma vez
em centenas de milhões de bilhões de kalpas,
isto é, em um número inconcebível de kalpas.
Os Budas, os Honrados pelo Mundo,
expõem este sutra apenas uma vez
em centenas de milhões de bilhões de kalpas,
isto é, em um número inconcebível de kalpas.
Portanto, quem ouve este sutra
e pratica o caminho
após minha extinção
não deve ter dúvidas sobre [este sutra].
Você deve expor este sutra com todo o seu coração;
então você será capaz de encontrar os Budas
ao longo de suas vidas,
e rapidamente atingir a iluminação de Buda.